BrasilGoverno FederalTecnologia

MCTI transmitirá Eclipse Solar Anular ao vivo para todo Brasil e para o mundo

Unidades vinculadas Observatório Nacional (ON) e Agência Espacial Brasileira (AEB) transmitirão o fenômeno.

No próximo sábado (14) a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será aberta com a transmissão ao vivo do Eclipse Solar Anular. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio das sua unidade vinculada Observatório Nacional (ON), transmitirá pelo canal do Youtube do ON. O evento terá início às 11h30 da manhã e durará até 18h  (horário de Brasília). Assista no link https://www.youtube.com/watch?v=SoS0tV61z9Y.  

O eclipse será visto como anular numa faixa de terra que passa por dezenas de municípios de oito estados do Norte e Nordeste brasileiro, como: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país o fenômeno será parcial.

O eclipse anular do Sol será transmitido em todo o seu trajeto desde a costa oeste dos EUA até o extremo leste do Brasil, graças às parcerias firmadas com órgãos internacionais Time and Date e a Nasa. Eles disponibilizarão as imagens dos telescópios dos EUA, América Central e Colômbia. Já o Brasil vai disponibilizar as imagens nacionais para o mundo. Astrônomos amadores e profissionais, professores e divulgadores estarão distribuídos na faixa de anularidade para fazer a transmissão em tempo real, diretamente dos seus telescópios.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) fará a retransmissão do ON por cerca de 3h, narrada em tempo real, a partir de Brasília (DF), nos estúdios da AEB em telão. Já o MAST retransmitirá pelas suas redes sociais @museudeastronomia numa parceria com o ON, além do parceiro Instituto Federal do Maranhão (IFMA) @tvifma.

A transmissão do eclipse via internet só será possível graças à tecnologia backbone (intermediário na transmissão de mensagens e dados entre redes locais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), unidade vinculada do MCTI. A ferramenta dá um panorama de tráfego e preserva a boa comunicação em altíssima velocidade. Uma equipe está envolvida no trabalho realizando diversos testes para garantir a perfeita visualização do fenômeno no dia 14/10.  

Óculos especiais – Para uma observação segura do eclipse solar são necessários alguns cuidados.  Em hipótese alguma deve-se olhar diretamente para o Sol. Também não se pode olhar para o Sol usando equipamentos inadequados como películas de raio x, óculos escuros, ou qualquer outro material caseiro. A observação deve ser indireta (por projeção) ou direta somente com o uso de óculos especiais com filtros solares certificados (ISO 12312-2) a fim de preservar a visão. “A transmissão ao vivo é uma excelente opção de observação segura, pois, transformará o fenômeno da anularidade que dura cerca de 4 minutos, em um evento de 6 horas”, diz a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Fonte: MCTI GOVBR
Foto: Zev Hoover/ Divulgação Nasa

Related posts

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Fulvio Bahia

Projeto que proíbe celular em salas de aula de Salvador é aprovado na CCJ

Fulvio Bahia

Técnica sonha com pódio olímpico da ginástica rítmica: “Vamos brigar”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais