AgriculturaBrasilGoverno Federal

Ministro Fávaro inicia agenda na China com reuniões bilaterais e encontros com empresários

Nesta semana, Fávaro participa de reuniões governamentais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo

O Governo Federal dá início, ainda esta semana, a uma série de reuniões bilaterais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizará visita de Estado à República Popular da China no período de 26 a 31/3, a convite do presidente Xi Jinping. As programações estão associadas ao conjunto de atividades da agenda oficial da comitiva presidencial. Parlamentares, governadores, ministros de Estado e empresários integram a comitiva.

Já na quinta-feira (23) está prevista a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na abertura do Cotton Industry Development Conference, em Pequim. Também estão agendadas reuniões com empresas e associações de fabricantes de fertilizantes e insumos agrícolas, além de evento para discutir a cooperação entre Brasil e China em agricultura sustentável e finanças verdes.

No dia seguinte (24), o ministro participa do “Seminário Multisetorial: perspectivas da parceria Brasil-China no Agronegócio”, com presença de entidades brasileiras como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), além de organizações chinesas como a China Association for the Promotion of International Agricultural Cooperation e o Agricultural Bank of China.

No mesmo dia está previsto um seminário do setor de proteína animal, que irá reunir autoridades e empresários do setor do Brasil e da China, com a participação do Embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e do vice-presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de alimentos, produtos naturais e subprodutos animais (CFNA China), Yu Lu.

A equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também participa, na segunda-feira (27/3), de encontro multissetorial com a All China Federation of Supply and Marketing Cooperatives. Ainda haverá o Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024. Além da equipe técnica do Mapa e outros parlamentares, fazem parte da comitiva brasileira à China mais de 100 empresários dos setores de carnes, algodão, insumos, celulose, grãos, sementes, entre outros.

Fonte e Foto: GOVBR | Divulgação (Mapa)

Related posts

Judô: No terceiro dia de Mundial, Jéssica Lima chega às oitavas e Rafaela Silva não avança na chave

Fulvio Bahia

Salvador foi o destino mais vendido do Brasil em 2022

Fulvio Bahia

Mercado reduz previsão da inflação de 5,69% para 5,42% este ano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais