BrasilCâmara dos DeputadosMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Na Bahia, ABI e o Sindae dão as mãos pela aprovaçãoda PEC da Água Potável.

A Associação Brasileira de Imprensa – ABI, por iniciativa de sua Comissão de Meio Ambiente, intensifica sua Campanha pela Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Água Potável (PEC 6/2021), lançada mês passado.

O objetivo da campanha é mobilizar jornalistas e instituições da sociedade civil para que a emenda seja aprovada ainda este ano pelo Congresso Nacional. A PEC 6/2021 é de extrema importância para a sociedade brasileira. Ela propõe a inclusão do acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. De acordo com dados do Censo de 2022 publicados na semana passada, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à rede geral de distribuição de água.

Desde o seu lançamento em 1º de fevereiro, a campanha já recebeu apoio de associações e organizações como o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a Universidade do Estado da Bahia, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Coletivo de Imprensa IBI – Inteligência Brasil Imprensa e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – Sindae, entre outros.

Dia Mundial da Água.

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Neste dia, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Sindae realizará o seu 24° Grito da Água. Caminhada com concentração e saída da praça do Campo Grande, em Salvador, na Bahia, às 14 horas, até a Praça Castro Alves.

O Grito da Água é visto como  a maior manifestação de rua em defesa da água da América Latina, sendo um importante instrumento de alerta à sociedade baiana sobre os riscos da degradação das riquezas naturais e sobre o processo de mercantilização da água. Sua primeira edição, ano de 2001, teve, além da pauta ambiental, diversas outras agendas populares, como a luta antirracista, pela diversidade, equidade e inclusão, pautas até hoje defendidas.

Dentro da Semana da Água, o Sindae terá no dia 19, às 9 horas, uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia Mundial da Água na Câmara Municipal de Salvador. Terá também o Colegiado do Sindae – 2024, que começa no dia 19, às 14 horas, e vai até o dia 20, e o Encontro dos SAAEs no dia 21 deste mês.

A ABI e o Sindae convida a todos a se engajarem nessa campanha, especialmente neste mês de março, o Mês da Água, para podermos pressionar os deputados e deputadas federais a votarem e aprovarem a PEC 6/2021. Defender o direito humano à água é defender a vida.

Contatos da campanha: 

Região Sudeste: Zilda Cosme Ferreira, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABI: zildaf87@gmail.com
Brasília e Região Centro-Oeste: Armando Rollemberg: asrollemberg@fulvio-bahia
Região Nordeste: Fabio Costa Pinto: fabiocostapinto.abi@fulvio-bahia
Região Norte: Kátia Brasil: katia@amazoniareal.com.br
Região Sul: Lara Sfair: lara@vivavox.ppg.br

Fonte: Fábio Costa Pinto
Imagem: Divulgação

Related posts

Marta critica meio-ambiente em Salvador e apresenta projeto que obriga replantio em áreas públicas

Fulvio Bahia

Polícia Federal prende espanhol com 8kg de cocaína no Galeão/RJ

Fulvio Bahia

A cada 4 horas, uma mulher é vítima de violência no Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais