BrasilCâmara dos DeputadosImprensaMeio AmbientePreservação Ambiental

ABI: Nota de Protesto contra aprovação do PL que permite derrubada de vegetação nativa em APPs

A Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa manifesta seu veemente protesto contra a aprovação, na última quarta-feira (14), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 2168/2021, de autoria do ex-deputado federal José Mário Schreiner (DEM/GO), atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A votação registrou 37 votos a favor e 13 contra.

O PL 2168/2021 permite a derrubada de vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a construção de represas e barragens destinadas ao acúmulo de água, seja para a irrigação de plantações ou para a hidratação de animais. As APPs desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade, na proteção dos recursos hídricos e na mitigação de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. A destruição dessas áreas poderá agravar os efeitos das mudanças climáticas no país, intensificando a seca em regiões já afetadas devido ao desequilíbrio ambiental, comprometendo a produção de alimentos e, eventualmente, prejudicando até mesmo os interesses do próprio proponente do projeto.

O texto, que seguirá em tramitação no Congresso Nacional, propõe uma alteração absurda e inconsequente no Código Florestal Brasileiro ao classificar as obras de infraestrutura em áreas protegidas para irrigação e hidratação animal como de utilidade pública. Essa medida não só fragiliza a legislação ambiental brasileira, como também abre precedentes perigosos para novas concessões de exploração em áreas protegidas, comprometendo o equilíbrio ecológico e a segurança da população.

O PL 2168/2021 também representa uma afronta ao Art. 225 da Constituição Federal, que estabelece: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Assim, a Comissão de Meio Ambiente da ABI conclama os parlamentares a:

• Arquivar, prontamente, o PL 2168/2021.
• Defender, intransigentemente, a legislação ambiental vigente.
• Preservar, incondicionalmente, o nosso patrimônio natural.
• Prevenir, rigorosamente, novas catástrofes ambientais.
• Trabalhar, incessantemente, por um futuro sustentável para todos.

Fonte: ABI
Imagem: Divulgação

Related posts

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

Fulvio Bahia

Assessorias de comunicação de 21 defensorias públicas discutem fortalecimento da atuação em seminário na Bahia

Fulvio Bahia

Fórum Baiano de Economia Aplicada tem inscrições abertas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais