BrasilEleições 2024JustiçaPolítica

Ouvidoria do TSE lança painel interativo sobre atendimentos à sociedade

Atualizadas diariamente, informações auxiliam unidades da Corte e reforçam transparência para a população

A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou neste mês um painel interativo de informação ao público interno e externo. Acessível por meio da página da Corte, a ferramenta incorpora Business Intelligence (BI) para a gestão de dados estratégicos. Por meio da plataforma, é possível fazer o acompanhamento das informações relacionadas às atividades da Ouvidoria desde 2020.

Os dados disponibilizados pelo painel incluem: a evolução da quantidade de manifestações recebidas pela seção por mês e ano, bem como o tempo médio de atendimento dessas demandas; o detalhamento por tipo de solicitação e classificação; a série histórica dos quantitativos; e rankings dos tipos de solicitações mais frequentes.

Pelo recurso, é possível também obter dados segmentados por tipos de recebimento, de relato, unidade da Federação e origem das demandas, além de respostas categorizadas por assunto. A aplicação também retorna informações detalhadas sobre demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação (LAI).

O painel é resultado do trabalho da Ouvidoria do TSE e do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), com a colaboração de diversas unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), como Seção de Ciência de Dados (Secid), Seção de Arquitetura da Informação (Seai), Coordenadoria de Sistemas Administrativos (CSADM) e Seção de Defesa Cibernética (SDCIBER).

Acesse o painel interativo de informação ao público interno e externo.

Motivação

A criação do painel foi motivada pela necessidade de reforçar a transparência e melhorar a gestão de informações, tudo com o objetivo de atender à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A iniciativa também se alinha com a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, entre outros pontos, direciona a implementação de sistemas de BI no Judiciário.

Assessora da Ouvidoria, Tatiana Wasilewski lembra que o painel de dados está em sintonia com um dos objetivos estratégicos do TSE, que é o de fortalecer a imagem da Justiça Eleitoral perante a sociedade, mostrando, de uma forma totalmente transparente e ampla, as atividades desenvolvidas pelo Tribunal.

“Além disso, o portal de BI pode ser utilizado efetivamente como ferramenta de gestão, para que as análises das unidades do TSE sejam mais assertivas em relação às demandas apresentadas pelas eleitoras e pelos eleitores”, acrescenta a servidora.

O que dizem os dados

A ferramenta foi projetada para ser altamente interativa, com filtros personalizáveis que permitem a usuárias e usuários analisar os dados conforme necessidades específicas. Por meio dela, é possível saber, por exemplo, que, entre janeiro de 2020 e abril de 2024, a Ouvidoria registrou 226.015 manifestações, e que 44% das demandas (75.564) trataram de pedidos de informações sobre o título de eleitor.

Somente este ano, foram recebidas 12.650 solicitações, quase 90% delas relacionadas à Lei de Acesso à Informação. As demandas restantes (10%) estão divididas entre reclamações, denúncias, solicitações, agradecimentos e notícias de assédio e discriminação. Quase 100% das demandas já foram atendidas.

O recurso também possibilita saber quais os canais de acesso mais utilizados. Neste ano, mais da metade (54,94%) das manifestações foram feitas por telefone. Além disso, pouco mais de 43% das usuárias e dos usuários utilizaram a internet como canal de comunicação com a Ouvidoria do TSE em 2024.

Os painéis e os gráficos permitem, ainda, analisar a série histórica de manifestações, projetar futuros volumes de atendimento e ajustar as estratégias de comunicação para atender melhor às necessidades de cada região.

A Ouvidoria

A Ouvidoria do TSE tem como finalidade servir de canal de comunicação direta com a sociedade, prestar informações institucionais, receber sugestões, questionamentos, reclamações, críticas, elogios e denúncias, bem como atender aos pedidos de acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527/2011.

Acesse a Ouvidoria do TSE.

Fonte: TSE

Related posts

“Faz toda diferença ter em Salvador um prefeito que vai trabalhar para a cidade inteira”, afirma Jerônimo em programa de Geraldo e Fabya

Fulvio Bahia

BTC mantém negociação lateral aguardando aprovação de ETF para subir 7% e registrar nova alta histórica

Fulvio Bahia

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais