BrasilInternacionalJustiçaPolíciaPolícia FederalSegurançaSegurança Pública

PF e SENAD iniciam 39ª fase da Operação Nova Aliança

Ação conjunta entre Brasil e Paraguai é o maior operativo policial mundial em cooperação internacional com objetivo de erradicar plantios ilícitos de cannabis

A Polícia Federal iniciou neste sábado (29), em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/Paraguai), e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, a 39ª Fase da Operação Nova Aliança, maior operativo policial em cooperação internacional de que se tem registro no mundo com o objetivo de erradicação de plantios ilícitos de cannabis.

Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) indicam que, anualmente, em média, cerca de 5 mil toneladas de cannabis são apreendidas no mundo por meio de aproximadamente um milhão de operações policiais.

Apenas neste ano de 2023, em três etapas deflagradas, a erradicação de maconha realizada pela Nova Aliança já ultrapassou a cifra de três mil toneladas da droga, ou seja, mais da metade do que se apreende anualmente em todo o planeta, de acordo com os dados da própria UNODC.

A etapa 39 da Operação Nova Aliança dá continuidade a uma estratégia bem-sucedida baseada na contínua erradicação da droga em sua origem, otimizando os recursos dos países envolvidos com a finalidade de desarticular e descapitalizar as organizações criminosas envolvidas.

Dessa vez, serão atacadas de forma simultânea diversas zonas de produção do ilícito localizadas nas regiões de Canindeyu, Bella Vista Norte, Caaguazu, Amambay e Concepcion.

Fonte e Foto: ASCOM PRF

Related posts

Quatro em cada dez alunos brasileiros do 4º ano não dominam a leitura

Fulvio Bahia

Conselho de Política sobre Drogas elege membros da sociedade civil

Fulvio Bahia

A cada 4 horas, uma mulher é vítima de violência no Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais