Câmara dos DeputadosPolíticaSaúde

Podemos defende saúde mental e aprova projeto de combate à depressão

A bancada do Podemos na Câmara trabalhou em prol de iniciativas voltadas para a saúde mental no primeiro semestre deste ano e conseguiu a aprovação de projeto que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão. A iniciativa é defendida pelo líder Fabio Macedo, do Maranhão; no Plenário, o Projeto de Lei 4712/2019 foi relatado pela deputada Nely Aquino (MG).

A proposta aprovada com apoio de deputados de todos os partidos seguiu para o Senado, onde aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O líder do partido na Câmara lembra da importância do reforço às políticas de saúde mental. Segundo ele, no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra que são quase 10 milhões de pessoas que sofrem com depressão. “É uma doença silenciosa que tem ceifado a vida de muitos brasileiros”, afirma.

Serão oito os objetivos, como combater o preconceito social contra as pessoas com depressão por meio de diferentes mecanismos e da participação de instituições sociais e outros agentes que atuem na proteção da saúde mental.

O programa deverá garantir ainda o acesso integral à atenção psicossocial e ao tratamento adequado das pessoas com depressão no Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para as ações preventivas.

Fonte/ Foto: ASCOM Podemos

Related posts

Greve dos auditores fiscais na Receita Federal atrasa entrega de medicamentos

Fulvio Bahia

Em novo decreto, Governo do Estado flexibiliza critérios de obrigatoriedade do uso de máscaras

Fulvio Bahia

Sergipe lança consulta pública para protocolo clínico do uso do canabidiol pelo SUS

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais