ArteCulturaGoverno FederalSalvador

Política Nacional Aldir Blanc destinará mais de R$16 milhões para projetos culturais em 2025 em Salvador

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinará mais de R$16 milhões para iniciativas culturais em Salvador a partir deste mês de janeiro de 2025. Este investimento reforça o apoio à produção artística em diversas áreas e fomenta a democratização do acesso à cultura na capital baiana.

Desde o início do ano, oito editais de fomento foram lançados, totalizando 940 inscrições de projetos culturais de todos os territórios da cidade. Destes, 761 foram homologados, com 163 contemplados. A política de cotas teve destaque: 90 projetos de pessoas pretas ou pardas e 10 de pessoas com deficiência foram selecionados, evidenciando o compromisso da FGM com a inclusão e a igualdade.

“Esses resultados reafirmam nosso compromisso com a diversidade e a valorização da população negra e das pessoas com deficiência na cultura de Salvador”, destacou George Vladimir, gerente de promoção cultural da FGM. Ele também frisou a importância da instituição na promoção de iniciativas que unem arte e cidadania.

Selma Santos, uma das vencedoras do edital Gregórios Ano IV com o projeto “Trem para Marselha”, celebrou o apoio da FGM. “A Fundação Gregório de Mattos tem feito um papel muito importante dentro da cultura na Bahia. É fundamental termos esse suporte”, afirmou.

Para Caio Rodrigo, do Grupo de Teatro Terceira Margem, os editais são essenciais para o fortalecimento de iniciativas culturais menores. “Eles fazem com que existam grupos e projetos alinhados com políticas públicas, com um caráter educacional e de nicho, não apenas de massa”, observou.

Os editais abrangem diversos segmentos culturais, como música, teatro, artes visuais, dança, literatura, audiovisual, gastronomia e culturas populares. Iniciativas como os editais Gregórios Ano IV, Salvador Circula, Caminhos da Leitura, entre outros, também visam fortalecer territórios criativos e preservar patrimônios culturais.

A FGM planeja continuar com investimentos no setor até 2027, integrando recursos da PNAB e da própria Prefeitura de Salvador.

Fonte: Secom PMS
Foto: Ascom FGM

Related posts

Clubes de livros estimulam leitura, vínculos e pensamento crítico

Fulvio Bahia

Com presença de cantora pop venezuelana, Goethe-Institut recebe novos artistas residentes no Programa Vila Sul 

Fulvio Bahia

Em encontro do PGP com mulheres e presença de Jaques Wagner, Geraldo e Fabya recebem 15 proposta

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais