Benefício SocialGoverno FederalMunicípiosPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura de Salvador realiza capacitação sobre o novo Bolsa Família para profissionais do CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função de suas rendas

A Prefeitura de Salvador promoveu, na manhã deste sábado (18), uma ação de capacitação sobre as novas regras do programa Bolsa Família para os profissionais do Cadastro Único (CadÚnico). A atividade foi realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Profissionais que atuam diretamente no atendimento e cadastramento da população no CadÚnico foram instruídos acercas das novas regras do programa social do governo federal, cujo novo formato foi lançado no início deste mês de março.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função de suas rendas. Através do CadÚnico, é possível identificar a realidade socioeconômica da cidade, promovendo políticas públicas mais efetivas. Através desse cadastro, a população pode ter acesso a programas e benefícios socioassistenciais.

De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, é importante que os profissionais que estão no dia a dia desse cadastramento na Prefeitura tenham a capacitação necessária para se adaptarem às novas regras do governo federal. Ele ressaltou que a análise para concessão do Bolsa Família é realizada exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

É o governo federal quem gerencia e é responsável pelo pagamento do benefício.  “A Prefeitura de Salvador, assim como todos os municípios brasileiros, é responsável unicamente, por realizar a inclusão de famílias no Cadastro Único, e recadastramento, de forma que o Governo Federal conheça o perfil socioeconômico da população, para fins de concessão, exclusão ou bloqueio do benefício”, explicou Júnior Magalhães.

Números CadÚnico Salvador – No setor do Cadastro Único, em 2022 foram realizados 327.716 atendimentos, superando, em cerca de 150%, os 140.699 registrados no ano de 2021.

Também em 2022, no programa Cadastro Único Itinerante, que percorre as comunidades mais vulneráveis da capital baiana, realizando busca ativa e descentralizando o serviço, também foram realizadas 266 ações, com 30.244 atendimentos em 111 bairros. Registrando um percentual de ampliação de 124% comparado ao ano de 2021, quando foram realizados 13.470 atendimentos.

Neste ano, para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, a Sempre, colocou mais uma unidade móvel, um micro-ônibus, para levar os serviços do CadÚnico Itinerante em mais comunidades carentes da capital baiana.

Fonte: ASCOM PMS
Foto: ASCOM SEMPRE / PMS

Related posts

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Fulvio Bahia

Comitiva da Prefeitura do Recife se reúne com Bruno Reis e visita obras do BRT, Morar Melhor e Mané Dendê

Fulvio Bahia

Droga do ‘ZUMBI’ e cocaína são apreendidas na BR 116 em Vitória da Conquista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais