BahiaFiscalizaçãoServiços

Procon-BA deflagra Operação ‘Sacolas Plásticas em Salvador’

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-BA, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), deflagrou, na última segunda-feira (22), a Operação “Sacolas Plásticas em Salvador”, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento dos direitos do(a) consumidor(a). A Operação segue até a próxima sexta-feira, 26, e vai fiscalizar, inicialmente, Atacadão.

A Lei municipal de Nº 9.699/2023 obriga os estabelecimentos comerciais da capital baiana a ofertarem gratuitamente aos clientes alternativas para as sacolas plásticas não recicláveis, tais como sacolas de papel e/ou sacolas plásticas recicladas pós-consumo, dentre outras obrigações.

Foto: Procon-BA

Além da obrigatoriedade de disponibilizar uma alternativa gratuita, a legislação municipal determina, ainda, que a sacola disponibilizada contenha informações obrigatórias sobre o peso e o volume suportados, nome e CNPJ de seu fabricante e declaração expressa de que atende às especificações definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Outro detalhe é que a Lei também obriga os estabelecimentos comerciais a afixarem placas visíveis com as disposições da legislação, principalmente em relação à gratuidade.

Todas essas obrigatoriedades estão sendo fiscalizadas pelo Procon-BA. Os fornecedores autuados incorrerão nas penalidades previstas na legislação municipal e no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Fonte: Ascom/SJDH
Foto: Divulgação

Related posts

Jerônimo visita fábricas da BYD na China: “batalhar para levar essa indústria para a Bahia”

Fulvio Bahia

Projetos de lei enviados pelo Governo propõem reforço na Segurança Pública e pacote de reajustes para valorização de servidores

Fulvio Bahia

Prefeitura instala ponto fixo de vacinação no Salvador Shopping

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais