O 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros 2025 será realizado de 10 a 13 de abril, em Salvador. Representantes de instituições públicas, privadas e de organizações da sociedade civil, de todo o Brasil, vão debater racismo, transfobia e violação de direitos desse público vulnerabilizado. As atividades acontecem no Bahiamar Hotel, Jardim de Alah, com abertura oficial nesta quinta-feira (10), às 18h, contando com a participação da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Symmy Larrat, e do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.
Dados revelam o nível de vulnerabilidade desse público. De acordo com o Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MDHC, de janeiro ao dia 7 deste mês, foram registradas 164 denúncias, e 1007 violações de direitos da população LGBTQIAPN+. O encontro na Bahia é promovido pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), e conta com apoio do Governo do Estado, através da SJDH e sas secretarias de Educação (SEC); de Saúde (Sesab); de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); de Cultura (Secult); de Turismo (Setur); da Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Nos dias 11 e 12 de abril, a programação traz palestras, debates, rodas de conversas e apresentações artísticas e culturais. A proposta é ouvir as principais demandas do segmento, como também articular e propor políticas públicas de inclusão e diversidade, que possam contribuir para a transformação da realidade de travestis e transexuais negras e negros. Norteiam os debates, temas como prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, preservação e valorização do patrimônio sociocultural, promoção da liberdade, igualdade e respeito aos direitos.
Na sexta-feira (11), a programação contempla visitas ao Casarão da Diversidade e ao Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT). Ambos, equipamentos da SJDH, que funcionam no Pelourinho, com ações e políticas direcionadas à populaçãoo LGBTQIAPN+. No domingo (13), acontecerão atividades culturais no Dique do Tororó, encerrando o Encontro Nacional com alegria e o envolvimento da comunidade da capital baiana.
Fonatrans
Fundado em 2014, o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) é um espaço de articulação e mobilização ara a inclusão desse público, tanto em caráter individual quanto coletivo, por meio de organizações da sociedade civil. O principal objetivo do fórum é atuar junto ao poder público, ao terceiro setor e à iniciativa privada, para a formulação, ampliação e implementação de políticas públicas destinadas a esse segmento da população.
CPDD/LGBT
O CPDD/LGBT funciona no Casarão da Diversidade, que fica na Rua do Tijolo nº 08, Pelourinho. De segunda a sexta, o Centro presta atendimento multidisciplinar com serviços sociojurídicos, pedagógicos, psicossociais e da assistência social para pessoas LGBTQIA+, visando atuar na preservação e reparação dos direitos do segmento; oferece capacitação de agentes que atuam em serviços públicos, priorizando os da área de saúde, segurança pública, educação e assistência social; articula com agentes governamentais e não-governamentais, formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para promoção de direitos e enfrentamento às violências LGBTfóbicas; acolhe e acompanha denúncias e violações de direitos do segmento.
O Centro atua também na promoção de cursos preparatórios para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para pessoas trans, visando à inclusão de pessoas LGBTQIA+ nas universidades e cursos profissionalizantes; apoia e fomenta empreendimentos de pessoas LGBTQIA+; promove e acolhe atividades culturais ou grupos de cultura LGBTQIA+ no Casarão da Diversidade. Instalado em 2018, pelo Governo do Estado da Bahia, o CPDD/LGBT concentra em um único espaço diversos serviços de atendimento, acompanhamento e promoção da igualdade para o segmento.
Serviço
O que: 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros 2025
Quando: 10 a 13 de Abril
Locais: Bahiamar Hotel e Casarão da Diversidade – Pelourinho
Abertura: 10 de abril (quinta-feira), 18h, Bahiamar Hotel (Rua Dr. João Mendes da Costa Filho, 125 – Jardim de Alah)
Fonte / Foto: Ascom/SJDH