BahiaDireitos HumanosDiversidadeInclusão SocialJustiçaLGBTQIA+

Racismo e transfobia são temas de encontro nacional de travestis e transexuais negras/os em Salvador

O 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros 2025 será realizado de 10 a 13 de abril, em Salvador. Representantes de instituições públicas, privadas e de organizações da sociedade civil, de todo o Brasil, vão debater racismo, transfobia e violação de direitos desse público vulnerabilizado. As atividades acontecem no Bahiamar Hotel, Jardim de Alah, com abertura oficial nesta quinta-feira (10), às 18h, contando com a participação da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Symmy Larrat, e do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.

Dados revelam o nível de vulnerabilidade desse público. De acordo com o Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MDHC, de janeiro ao dia 7 deste mês, foram registradas 164 denúncias, e 1007 violações de direitos da população LGBTQIAPN+. O encontro na Bahia é promovido pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), e conta com apoio do Governo do Estado, através da SJDH e sas secretarias de Educação (SEC); de Saúde (Sesab); de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); de Cultura (Secult); de Turismo (Setur); da Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Nos dias 11 e 12 de abril, a programação traz palestras, debates, rodas de conversas e apresentações artísticas e culturais. A proposta é ouvir as principais demandas do segmento, como também articular e propor políticas públicas de inclusão e diversidade, que possam contribuir para a transformação da realidade de travestis e transexuais negras e negros. Norteiam os debates, temas como prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, preservação e valorização do patrimônio sociocultural, promoção da liberdade, igualdade e respeito aos direitos.

Na sexta-feira (11), a programação contempla visitas ao Casarão da Diversidade e ao Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT). Ambos, equipamentos da SJDH, que funcionam no Pelourinho, com ações e políticas direcionadas à populaçãoo LGBTQIAPN+. No domingo (13), acontecerão atividades culturais no Dique do Tororó, encerrando o Encontro Nacional com alegria e o envolvimento da comunidade da capital baiana.

Fonatrans
Fundado em 2014, o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) é um espaço de articulação e mobilização ara a inclusão desse público, tanto em caráter individual quanto coletivo, por meio de organizações da sociedade civil. O principal objetivo do fórum é atuar junto ao poder público, ao terceiro setor e à iniciativa privada, para a formulação, ampliação e implementação de políticas públicas destinadas a esse segmento da população.

CPDD/LGBT
O CPDD/LGBT funciona no Casarão da Diversidade, que fica na Rua do Tijolo nº 08, Pelourinho. De segunda a sexta, o Centro presta atendimento multidisciplinar com serviços sociojurídicos, pedagógicos, psicossociais e da assistência social para pessoas LGBTQIA+, visando atuar na preservação e reparação dos direitos do segmento; oferece capacitação de agentes que atuam em serviços públicos, priorizando os da área de saúde, segurança pública, educação e assistência social; articula com agentes governamentais e não-governamentais, formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para promoção de direitos e enfrentamento às violências LGBTfóbicas; acolhe e acompanha denúncias e violações de direitos do segmento.

O Centro atua também na promoção de cursos preparatórios para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para pessoas trans, visando à inclusão de pessoas LGBTQIA+ nas universidades e cursos profissionalizantes; apoia e fomenta empreendimentos de pessoas LGBTQIA+; promove e acolhe atividades culturais ou grupos de cultura LGBTQIA+ no Casarão da Diversidade. Instalado em 2018, pelo Governo do Estado da Bahia, o CPDD/LGBT concentra em um único espaço diversos serviços de atendimento, acompanhamento e promoção da igualdade para o segmento.

Serviço
O que: 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros 2025
Quando: 10 a 13 de Abril
Locais: Bahiamar Hotel e Casarão da Diversidade – Pelourinho
Abertura: 10 de abril (quinta-feira), 18h, Bahiamar Hotel (Rua Dr. João Mendes da Costa Filho, 125 – Jardim de Alah)

Fonte / Foto: Ascom/SJDH

Related posts

Polícia Técnica amplia e torna mais eficiente atendimento no interior do estado 

Fulvio Bahia

Com promessa de defender a democracia, desembargador Maurício Kertzman é empossado como membro efetivo do TRE

Fulvio Bahia

Bahia terá investimento de mais R$ 300 milhões para ampliação da rede estadual de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais