EsporteMinistério PúblicoSegurança Pública

Reunião debate estratégias para promover segurança nos estádios de futebol

Na ocasião também foram discutidas ações para combate às fraudes dos ingressos de entrada nos estádios e a importância da aplicação de punições para inibir as práticas delituosas, além de iniciativas para estimular o torcedor a entrar nos estádios antes que a partida de futebol inicie.

O Ministério Público estadual promoveu na última segunda-feira (19), uma reunião que discutiu estratégias para promover a segurança dos torcedores nos estádios de futebol de Salvador. Durante o encontro, que foi presidido pela promotora de Justiça Thelma Leal, foi discutida a elaboração de um documento com critérios objetivos para classificação de risco dos jogos.

“A partir dessa classificação de risco, vamos definir a estrutura necessária para manter a segurança em cada jogo como, por exemplo, o quantitativo de policiais militares e seguranças que vão atuar no estádio”, destacou a promotora de Justiça Thelma Leal. De acordo com representantes do Bepe, os jogos são classificados pelo Batalhão em pequeno porte (até 10 mil torcedores), médio porte (de 10 a 20 mil torcedores) e grande porte (acima de 20 mil torcedores). Quanto aos riscos, os jogos são classificados em alto, médio e baixo risco, usando como critérios de avaliação o público, a rivalidade entre as torcidas, o horário do evento e a posição do clube na tabela, dentre outros.

Na ocasião também foram discutidas ações para combate às fraudes dos ingressos de entrada nos estádios e a importância da aplicação de punições para inibir as práticas delituosas, além de iniciativas para estimular o torcedor a entrar nos estádios antes que a partida de futebol inicie.

Também participaram da reunião os promotores de Justiça Luis Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp); e André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); integrantes do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe); da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); Federação Bahiana de Futebol; Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF); Guarda Municipal; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur); e representantes do Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia.

Outras questões discutidas no encontro foram a necessidade de uma operação especial com a CCR Metrô, a realização de um estudo para avaliar a viabilidade de interdição do trânsito em ruas próximas aos estádios da Arena Fonte Nova e Manoel Barradas, além da presença de ambulantes nos arredores dos estádios. A promotora de Justiça Thelma Leal afirmou que é necessário fazer o um cadastramento prévio desses ambulantes, que atualmente é um dos maiores problemas que a Polícia Militar enfrenta em relação à segurança no entorno dos estádios, sobretudo com os ambulantes que vendem bebidas em vasilhames de vidro.

Fonte: ASCOM MPBA
Foto: Carol Garcia

Related posts

PRF flagra crime ambiental e realiza apreensão de carga de madeira nativa transportada ilegalmente em Senhor do Bonfim

Fulvio Bahia

Juazeiro: Valorizando as mulheres, município cria a Patrulha Maria da Penha

Fulvio Bahia

Draco prende traficante de drogas na Micareta de Feira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais