AnimaisBahiaGoverno FederalSalvador

Salvador adere ao sistema nacional de cadastro de animais e reforça combate ao abandono

A cidade de Salvador já faz parte de um sistema nacional de registro de animais de estimação para combater o abandono e facilitar a identificação de pets desaparecidos. O Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, chamado SinPatinhas, funciona como uma espécie de “RG animal”. A capital baiana também conta com um sistema de microchipagem estruturado, o que contribuirá ainda mais para a operação da ferramenta.

Todo tutor ou cuidador, como os voluntários da causa animal, ou mesmo os responsáveis por ONGs, podem cadastrar os animais que estão sob sua tutela. Basta fazer login com a conta Gov.br na página do sistema (https://sinpatinhas.mma.gov.br/login). Já dentro da ferramenta, o usuário consegue preencher automaticamente seus dados, sendo necessário apenas inserir as informações do animal.

No final do processo, é gerada uma carteirinha digital com QR Code, que pode ser fixada na coleira para facilitar a identificação e devolução do animal em caso de perda. A plataforma também já possui um banco de dados onde é possível incluir o número do microchip dos animais.

“O objetivo do SinPatinhas é justamente reunir informações dos pets e dos animais tutelados. Os comunitários também podem ser cadastrados, já que temos muitos cães comunitários castrados em Salvador com o apoio de protetores independentes, os voluntários da causa animal. Eles também podem registrar esses animais, que são errantes, mas têm vínculo com a comunidade”, explica Michele Holanda, diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

Castração gratuita – A plataforma, que funciona na capital baiana há menos de um mês, reúne dados como nome do animal, do tutor, data de nascimento e naturalidade, o que fortalece o combate ao abandono. Em caso de um animal microchipado ser encontrado na rua é possível consultar via leitor se ele é tutelado ou comunitário, por exemplo.

Por mês, Salvador oferece três mil castrações para cães e gatos. Esse processo é gratuito e acontece em unidades como os castramóveis, que vão aos diversos bairros da cidade e em Prefeituras-Bairro, além de clínicas credenciadas. Todos os animais castrados são automaticamente microchipados.

“Vale lembrar que essa plataforma, implantada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ainda tem menos de 30 dias de funcionamento. Estamos, aos poucos, identificando quais são os entraves, o que pode ser melhorado ou incorporado. Em Salvador, já estávamos um passo à frente com a microchipagem gratuita dos animais castrados, e incluir essas informações no SinPatinhas é um ganho para o tutor, mais uma camada de segurança nos dados do animal”, finaliza a gestora da Dipa.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Fieis reafirmam fé e devoção à Santa Bárbara no Centro Histórico 

Fulvio Bahia

Dia Mundial do Câncer: Hospital da Mulher reforça importância da prevenção e detecção precoce

Fulvio Bahia

Praia da Tiririca recebe a 4ª etapa do Circuito Baiano de Surf 2024 neste final de semana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais