CinemaCulturaPolíticaSenado Federal

Senado recria cota para filmes nacionais em cinemas até 2033

Medida acabou em 2021 após 20 anos em vigência

O Senado aprovou na última terça-feira (19) o projeto de lei que recria a cota de exibição de filmes brasileiros até 2033, a chamada “cota de tela”. Com isso, salas de cinema e espaços de exibição comercial são obrigados a veicular longas-metragens nacionais, com base no número de sessões e quantidade de títulos. A proposta segue para sanção presidencial. 

A cota tinha terminado em 2021, após ficar em vigor por 20 anos como previa a Medida Provisória (MP) 2.228-1/2001.

Pelo projeto, cabe ao Poder Executivo definir, anualmente, a quantidade mínima de sessões e obras a serem exibidas, levando em conta diversidade, cultura nacional e universalização de acesso. Para isso, serão consultadas representantes dos produtores de cinema, distribuidores e exibidores, além da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Quem desobedecer a norma sofrerá advertência ou pagamento de multa, referente a 5% da receita bruta média diária do cinema multiplicada pelas sessões onde ocorreu o descumprimento.

O relator do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), a cota serve para apoiar a produção cinematográfica nacional, proporcionando o acesso aos brasileiros.

Neste mês, os senadores aprovaram prorrogação da cota obrigatória para produções brasileiras na TV paga até 2038. O projeto seguiu para sanção presidencial.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo

Related posts

Último fim de semana de “Um Defeito de Cor” no Muncab tem entrada gratuita

Fulvio Bahia

Marcelo Nilo descarta desistência de candidatura ao TCM e, já em coleta para inscrição, diz que não teme adversário

Fulvio Bahia

Simm Mulher já capacitou quase 5 mil mulheres e idealizadora do projeto comemora: ‘Política pública permanente’

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais