BahiaEconomiaTecnologiaTribunal de Justiça da Bahia

TJBA implementa pagamento de taxas cartorárias por Pix; veja tutorial de como fazer 

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) anuncia a implementação do Pix como um meio alternativo de pagamento das taxas cartorárias, o qual será disponibilizado a partir do dia 06 de dezembro de 2024, dando um novo passo em direção à modernização da arrecadação tributária ao se alinhar às inovações do sistema de pagamentos instantâneos.  

Com isso, além do pagamento convencional, com a leitura do código de barras, o contribuinte pode quitar o documento arrecadatório mediante a compensação via Pix.  

O pagamento de tributos via Pix traz uma série de benefícios ao cidadão, que contará com o serviço disponível 24 horas por dia e poderá fazê-lo por qualquer instituição financeira, com mais praticidade.  

A implementação dessa tecnologia é resultado de um esforço conjunto entre o Núcleo de Arrecadação e Fiscalização (NAF) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), com vistas a garantir ao cidadão o acesso facilitado ao sistema de geração do Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE), por meio de uma interface intuitiva, possibilitando o pagamento via Pix com agilidade e segurança.  

Na tela de emissão do DAJE, acessada ao clicar no botão de mesmo nome no portal do Tribunal de Justiça da Bahia, o contribuinte indicará a opção de pagamento desejada para gerar o documento. Ao optar pelo pagamento via Pix, será gerado, automaticamente, um QR Code no documento para leitura e recolhimento junto ao agente arrecadador nessa modalidade.  

Os bancos que compõem a rede arrecadadora do TJBA (Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) permanecem operando o processamento do pagamento via código de barras, quando a opção do Pix não for escolhida.  

Um tutorial para o pagamento do DAJE via Pix está disponibilizado neste link.  

As dúvidas quanto à nova modalidade de pagamento deverão ser direcionadas à Coordenação de Arrecadação, pelo e-mail transferenciadaje@tjba.jus.br.  

Fonte: Ascom TJBA
Imagem: Divulgação TJBA

Related posts

Produtos indígenas passam a ter selo de identificação de origem

Fulvio Bahia

Governo do Estado convoca mais 1600 estudantes para o programa Partiu Estágio

Fulvio Bahia

Projeto reúne, em Salvador, jovens capacitados para atividades de comunicação em comunidades rurais do Semiárido baiano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais