JustiçaTribunal de Justiça da Bahia

TJBA informa: prêmio “Memória do Poder Judiciário” do CNJ está com inscrições abertas até sexta-feira (15/12)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com o processo seletivo aberto para a 3ª edição do Prêmio “Memória do Poder Judiciário”. Serão premiados ações, projeto, programa e produção científica, que contribuam para a valorização dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário. Interessados têm até o dia 15/12 para realizar a inscrição por meio do formulário na aba do “Prêmio CNJ”. 

O prêmio abarca as seguintes categorias: especial; difusão cultural e direitos humanos; trabalho acadêmico ou científico; patrimônio cultural arquitetônico; patrimônio cultural arquivístico; patrimônio cultural bibliográfico; e patrimônio cultural museológico.  

Acesse o edital aqui

A categoria especial traz o tema “Inovação em acesso e difusão do Patrimônio Cultural” e analisa, entre outros critérios, a participação do Laboratório de Inovação do órgão na solução de acesso e difusão do Patrimônio Cultural. A “difusão cultural e direitos humanos” refere-se às ações coordenadas pelos centros de memória dos tribunais voltadas à promoção da cidadania, direitos humanos, cultura, educação, acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade.  

Já a categoria “trabalho científico e acadêmico” permite a inscrição do público em geral, com pesquisas sobre a história e os bens culturais do Poder Judiciário. As categorias “Patrimônio Cultural – Arquitetônico, Arquivístico, Bibliográfico e Museológico” são voltadas às ações envolvendo preservação, valorização, difusão e restauração de bens patrimoniais culturais das áreas de Arquitetura, Arquivo, Biblioteca e Museu, respectivamente. 

A premiação deve acontecer entre os dias 7 a 10 de maio de 2024, durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será realizado no Tribunal regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), em São Paulo. 

O Prêmio CNJ “Memória do Poder Judiciário foi instituído por meio da Resolução nº429/2021, com o objetivo de contribuir para a consolidação da identidade e da imagem do Poder Judiciário diante da sociedade. 

Fonte: TJ/BA
Imagem: Divulgação

Related posts

16 kg de drogas são apreendidos com passageiro de ônibus em Vitória da Conquista

Fulvio Bahia

Ministério Público lança aplicativo que calcula danos ambientais por desmatamento

Fulvio Bahia

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais