BahiaJustiçaTribunal Regional Eleitoral BA

Transparência: TRE-BA conquista 1º lugar em  ranking do Poder Judiciário

Com desempenho de 100%, Regional baiano aparece na primeira posição tanto no ranking geral quanto no ranking dos tribunais eleitorais; lista foi divulgada na última segunda-feira (28).

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) conquistou o 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário – 2023. Com desempenho de 100%, o TRE baiano atendeu a todos os 77 quesitos previstos pela Portaria CNJ Nº 57/2023 e, com isso, aparece entre os primeiros colocados, tanto no ranking geral quanto entre os tribunais eleitorais. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (28), durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Esta é a segunda vez que o TRE-BA alcança o 1º lugar na avaliação.

Durante a reunião, que acontece em Brasília, o presidente do TRE baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, agradeceu a premiação e renovou o compromisso em “continuar avançando, a buscar sempre a excelência na prestação de serviços e na disseminação de informações relevantes para os cidadãos. Reitero meus agradecimentos a todos os colaboradores do TRE-BA pelo empenho demonstrado, e saúdo todos os cidadãos da Bahia, cujo apoio e confiança são essenciais para nosso sucesso contínuo”, afirmou.

Também participam do evento o desembargador eleitoral José Batista de Santana Júnior; o secretário de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), Victor Xavier; e o chefe da Seção de Planejamento Estratégico (SEPLANE), Benjamin Batista Neto. 

O excelente resultado do Regional baiano é fruto da dedicação das unidades responsáveis pela disponibilização das informações no site do TRE-BA, que têm buscado aprimorar a Transparência e Prestação de Contas por meio da realização de monitoramento bianual, firmando seu comprometimento com a sociedade, um dos valores constantes no Planejamento Estratégico.

O desempenho do Eleitoral baiano foi também comentado pela chefe da Seção de Apoio à Governança e de Gerenciamento de Projetos (SEGOVE), Kércia Sodré. A unidade é responsável pelo monitoramento da Transparência. “Nos deixa (o resultado) gratificados, pois é fruto da dedicação das unidades responsáveis pela disponibilização das informações no site do TRE-BA. Temos buscado aprimorar sempre a Transparência e a Prestação de Contas por meio da realização de monitoramento bianual, onde são verificados os dados publicados, quanto à atualização e ao atendimento às normas em vigor,  firmando assim nosso compromisso com a sociedade”, afirmou.

Guia da Transparência do TRE-BA está disponível na aba “Transparência e Prestação de Contas” do site do Regional (www.tre-ba.jus.br). O documento detalha os critérios avaliados pelo CNJ e os links para acesso às informações. Já o ranking com resultado de todos os Tribunais e Conselhos, pode ser encontrado aqui.

Sobre o ranking

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018 e tem como finalidade coletar dados objetivos para avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos. O levantamento é realizado anualmente e busca valorizar os órgãos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara, padronizada e organizada à sociedade.

O desempenho do Ranking da Transparência é também um dos parâmetros do Prêmio CNJ de Qualidade, que visa a incentivar os tribunais na busca pela excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional.

Pra Cego Ver: Na imagem, quatro homens, vestidos em trajes sociais, posam sorridentes para a foto. O segundo homem, da esquerda para a direita, segura um troféu laranja com a inscrição “1º lugar” ao centro.

Fonte / Foto: ASCOM TRE/BA

Related posts

MP firma acordo com Câmara Municipal de Juazeiro para garantir realização de concurso público

Fulvio Bahia

Bahia realiza primeiro transplante cardíaco de 2024, no Hospital Ana Nery

Fulvio Bahia

Teste da Urna 2023: TSE divulga relatório final

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais