BrasilImprensaJustiça

Tribunais superiores se unem em lançamento de prêmio de jornalismo focado na cobertura dos atendidos de 8 de janeiro

Para marcar os 35 anos da Constituição Federal (CF), que serão comemorados no dia 5 de outubro, presidentes dos cinco tribunais superiores dos países (Supremo Tribunal Federal – STF, Tribunal Superior do Trabalho – TST, Superior Tribunal de Justiça – STJ, Superior Tribunal Militar – STM e Tribunal Superior Eleitoral – TSE) lançaram ontem, em Brasília, o 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. 

A ideia da iniciativa inédita é destacar o trabalho da imprensa na cobertura dos atentados de 8 de janeiro, quando extremistas invadiram as sedes dos três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.

Abertas para jornalistas e veículos de imprensa de todo o país, as inscrições para o prêmio começam no dia 18 de setembro e vão até janeiro.

Na cerimônia de lançamento do prêmio, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, destacou a importância da CF para as consolidações da liberdade de imprensa no Brasil. 

Liberdade de imprensa

“A constituição de 1988 vai completar 35 anos, o maior período de estabilidade democrática da República. Obviamente, a estabilidade não significa tranquilidade. Mas a aposta do Constituinte de estabelecer a liberdade de imprensa se mostrou vencedora.

“Por sua vez, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, destacou o papel da imprensa na cobertura da invasão dos três Poderes. “A imprensa acompanhou os lamentáveis ​​ataques de 8 de janeiro e saiu em defesa da democracia.” 

Já a ministra Rosa Weber, presidente do STF, chamou o 8 de janeiro de “dia da infâmia”. “Já disse várias vezes e repito, não há democracia sem poder Judiciário independente e sem imprensa livre”.

Fonte: Portal Imprensa
Foto: Renato Souza/reprodução Correio Braziliense

Related posts

PF faz operação de combate a pornografia infanto-juvenil no norte do estado

Fulvio Bahia

Em Barreiras, PRF prende foragido da justiça de Minas Gerais

Fulvio Bahia

Divulgado o resultado do edital de habilitação para composição da Comissão Permanente de Fiscalização de Unidades Prisionais destinadas à custódia de presos provisórios situadas na Comarca de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais