Para marcar os 35 anos da Constituição Federal (CF), que serão comemorados no dia 5 de outubro, presidentes dos cinco tribunais superiores dos países (Supremo Tribunal Federal – STF, Tribunal Superior do Trabalho – TST, Superior Tribunal de Justiça – STJ, Superior Tribunal Militar – STM e Tribunal Superior Eleitoral – TSE) lançaram ontem, em Brasília, o 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário.
A ideia da iniciativa inédita é destacar o trabalho da imprensa na cobertura dos atentados de 8 de janeiro, quando extremistas invadiram as sedes dos três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.
Abertas para jornalistas e veículos de imprensa de todo o país, as inscrições para o prêmio começam no dia 18 de setembro e vão até janeiro.
Na cerimônia de lançamento do prêmio, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, destacou a importância da CF para as consolidações da liberdade de imprensa no Brasil.
Liberdade de imprensa
“A constituição de 1988 vai completar 35 anos, o maior período de estabilidade democrática da República. Obviamente, a estabilidade não significa tranquilidade. Mas a aposta do Constituinte de estabelecer a liberdade de imprensa se mostrou vencedora.
“Por sua vez, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, destacou o papel da imprensa na cobertura da invasão dos três Poderes. “A imprensa acompanhou os lamentáveis ataques de 8 de janeiro e saiu em defesa da democracia.”
Já a ministra Rosa Weber, presidente do STF, chamou o 8 de janeiro de “dia da infâmia”. “Já disse várias vezes e repito, não há democracia sem poder Judiciário independente e sem imprensa livre”.
Fonte: Portal Imprensa
Foto: Renato Souza/reprodução Correio Braziliense