O deputado federal Glauber Braga teve o processo de cassação aprovado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
O vereador Professor Hamilton Assis, que já manifestou solidariedade ao deputado Glauber Braga, ambos do PSOL, após a aprovação do processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, é autor da Moção de Apoio n.72/2025 na Câmara dos Vereadores de Salvador. Hamilton Assis reforça que o pedido de cassação do deputado é uma ofensiva contra a democracia brasileira, por isso a defesa do mandato é pela democracia e pluralidade de ideias.
“Diante de sistemáticas violências e agressões, o deputado reagiu em legítima defesa. A perda de mandato é uma punição desproporcional e nitidamente persecutória, em uma Câmara que não cassou o mandato do mandante dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Que faz vista grossa para ataques transfóbicos de Nikolas Ferreira e se manteve inerte diante de um agressor denunciado no Fantástico. O que acontece contra Glauber é uma tentativa de silenciamento. Não me canso de dizer que defendemos Glauber Braga em nome da democracia”, afirma o edil.
Após votação no Conselho de ética onde 13 votos a 5 decidiu pela cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar, o deputado Braga entrou em greve de fome que só foi encerrada após 9 dias, depois de pressão popular e política que culminou em um acordo com o atual presidente da Câmara, Hugo Motta. Agora Glauber Braga terá uma pausa de 60 dias para que ele se defenda junto ao plenário da Casa.
“Comemoramos a suspensão da greve de fome após compromisso do presidente da Câmara de dar 60 dias de prazo para o deputado Glauber Braga se defender, mas seguimos em mobilização contra o que consideramos um ataque à democracia”, afirma o vereador que ainda manifesta preocupação com a crescente violência política, sobretudo contra mandatos populares, avaliando ser uma ofensiva organizada para tentar reduzir o avanço de lutas populares. “São mandatos como o de Glauber que se opõem às festas das emendas irregulares e, que muitas vezes, como vemos agora com a Operação Overclean, possuem impacto gigantesco no orçamento”, diz Hamilton que busca assinaturas para abertura de uma CPI da Educação no município.
—
Fonte / Foto: Ascom ver Professor Hamilton Assis – PSOL