Governo FederalImprensaJustiça

ABI na instalação da Comissão de Direitos e Democracia do “Conselhão”

O conselheiro da ABI e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa, Vilson Romero participou, na última terça-feira (22), da instalação da Comissão de Direitos e Democracia do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), também conhecido como “Conselhão”, realizada no Ministério da Justiça.

O intuito da Comissão, coordenada pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha e composta por membros inscritos do CDESS, é estabelecer um espaço de diálogo permanente entre o Conselho e o governo sobre as políticas e ações governamentais relacionadas ao tema.

Na oportunidade, Alexandre Padilha destacou a importância da participação da sociedade civil nas discussões. “Não é possível pensar um projeto de desenvolvimento econômico, social e sustentável para nosso país, sem afirmarmos a democracia, nossas instituições e um profundo debate com a sociedade civil”, disse.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reafirmou o compromisso do Ministério, que será representado na Comissão pelo secretário nacional de justiça, Augusto de Arruda Botelho.

O encontro também contou com a participação do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. “Estamos em um momento histórico em que vamos ter que tomar algumas decisões e as que nós tomarmos agora vão refletir sobre a vida de todas as pessoas que virão depois de nós. Queiramos ou não assumir esse fardo, ele nos foi posto e teremos que nos mostrar dignos de carregar e de abrir portas”, declarou.

No início de julho, a Secretária-Executiva do CDESS havia aprovado a criação de cinco Comissões Temáticas (CTs) de e 16 Grupos de Trabalho (GTs). As comissões se dividem em:

-Assuntos Econômicos

-Combate às Desigualdades

-Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

-Direitos e Democracia

-Transformação Digital

Já os 16 grupos de trabalho definidos foram: Transição Energética, Amazônia, Crédito e Investimento, Restauração de Áreas Degradadas, Complexo Industrial da Saúde, Mobilidade Urbana, Primeira Infância, Periferias, Economia circular, Economia criativa, Combate à Fome, Substâncias Psicoativas, Determinantes Sociais da Saúde, Inclusão Produtiva, Políticas de Reparação e Política Tecnológica, neoindustrialização e sustentabilidade para a economia do futuro.

A ABI vai integrar a comissão de Direitos e Democracia.

Fonte: ASCOM ABI
Foto: Divulgação

Related posts

Brasil terá Pé-de-Meia para licenciaturas, diz ministro da Educação

Fulvio Bahia

Presidente e corregedor do TCM entregam ao TRE lista de gestores punidos

Fulvio Bahia

PM desmonta quadrilha especializada em furtos e recupera 2 mil cabos no bairro de Itapuã, em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais