Ação SocialBahiaCarnavalDefensoria PúblicaJustiçaSalvador

Carnaval 2024 – Alcance de atuação da Defensoria é destaque em reunião de avaliação de segurança pública

Com educação em direitos e atendimentos, instituição alcançou mais de 19 mil pessoas até a última segunda feira(12); plantão encerra nesta quarta (14).

O plantão de carnaval da Defensoria ainda nem terminou e a instituição já alcançou 19.231 pessoas. Os números foram apresentados pela defensora pública geral da Bahia e coordenadora-geral do plantão, Firmiane Venâncio, durante a última Reunião de Avaliação do Carnaval, promovida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, na última terça-feira(13). Na área penal, a instituição atuou em 86 atendimentos.

Outro destaque foi a participação da DPE/BA no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), por meio do defensor público Virdálio Senna. No dia 12 de fevereiro, a defensora-geral conheceu a operação. A visita foi realizada a convite do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e contou ainda com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, entre outras autoridades.

A DPE/BA é um dos 44 órgãos estaduais, municipais e federais que integram a estrutura de monitoramento e inteligência no Carnaval 2024.

“É uma forma muito interessante e produtiva de encontrar soluções para os problemas que aparecem em uma festa do tamanho do carnaval de Salvador. É um formato de participação que muito exitoso para a Defensoria, nós resolvemos inclusive problemas relacionados a catadores e ambulantes por meio dessa central”, disse Firmiane Venâncio.

Atuações nas áreas Penal e Não Penal

Até esta segunda-feira(13), a Defensoria ajuizou cinco ações: duas revogações de prisão por débito alimentar, duas tutelas de saúde e uma medida protetiva de urgência. Houve visitas diárias às Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e postos de saúde, itinerâncias nas Centrais de Apoio aos Catadores, Camarote Acessível (Campo Grande), em Unidades de Acolhimentos (UAI), concentrações de Blocos e nos carnavais de bairros.

A equipe da DPE/BA participou ainda de apresentação do projeto Salvador Acolhe, do município, à representação nacional da Unicef.

Já na área penal, houve 59 audiências de custódia devido a ocorrências fora do circuito (19), e nos circuitos Dodô (31), Osmar (6) e Batatinha (3), além de 27 audiências relativas a mandados de prisão cumpridos por meio de reconhecimento facial (videomonitoramento). Houve ainda visitas a delegacias do circuito para verificar a relação de presos custodiados, identificar irregularidades nos Postos Policiais Integrados, Centrais de Flagrantes e Delegacias Territorias.

Fonte: DP/BA
Fotos: Divulgação

Related posts

Primeiro SouJuvs no interior baiano celebra juventude em Vitória da Conquista

Fulvio Bahia

Bahia tem redução de 5,8% em casos de intervenção policial com resultado morte

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Prefeitura fortalece instituições sociais com entrega de kits esportivos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais