BahiaDefensoria PúblicaJustiçaTecnologia

Defensoria da Bahia e Data Privacy assinam convênio para educar a comunidade em proteção de dados e identificar violações de direitos digitais

Parceria visa atingir pessoas de comunidades periféricas para entender a importância da segurança digital e saber cobrar seus direitos junto à Defensoria e demais instituições

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) assinou um acordo de cooperação com a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa (Data Privacy Brasil), a fim de promover educação em direitos digitais e capacitar pessoas em temas relacionados à proteção de dados.

O convênio viabiliza o projeto intitulado “Construindo diálogos e formando lideranças populares junto à Defensoria Pública do Estado da Bahia”, que permite o compartilhamento de conhecimentos na área de segurança digital com defensores(as) populares, movimentos sociais, lideranças comunitárias, estagiários(as) e pessoas que usam os serviços da instituição. 

Também visa identificar os interesses e preocupações das comunidades periféricas em relação aos seus direitos digitais; sensibilizar para as questões de discriminação e abuso relacionados à tecnologia e dados; e difundir para a sociedade civil ferramentas úteis para a defesa de direitos.

Outra possibilidade proporcionada pela parceria é a realização de pesquisas e estudos sobre o tema, com a aplicação de formulários; e também de eventos sobre proteção de dados utilizando a estrutura da DPE/BA.

De acordo com o defensor público Gil Braga, encarregado de proteção de dados da DPE/BA, o impacto esperado com esta nova parceria é o empoderamento das lideranças populares e pessoas capacitadas para que contestem possíveis práticas abusivas. “Iremos capacitar a sociedade civil para identificar violações de direito no universo digital. Eles serão nossos parceiros na questão da proteção de dados e na garantia de direitos”, destacou.

A Data Privacy é uma organização da sociedade civil que promove a proteção de dados pessoais e outros direitos fundamentais, dada a emergência de novas tecnologias, que podem aprofundar as desigualdades sociais. O convênio foi assinado pela defensora pública geral, Firmiane Venâncio, e pela diretora da Data Privacy Brasil, Mariana Marques Rielli.

Fonte: DPE/BA
Foto: Pexels

Related posts

Inscrições abertas para o III Encontro de Vigilância em Zoonoses de Salvador

Fulvio Bahia

STF decide que pena por ‘tráfico de pouca droga’ deve ser cumprida em regime aberto

Fulvio Bahia

ALBA promove “aulão” sobre meio ambiente para visitantes de escolas da rede pública

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais