Ação envolveu diversos órgãos parceiros da Defensoria para levar serviços multidisciplinares para moradores e moradoras da estrada do Quingoma e adjacências
Em mais uma ação integrativa, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), por meio de sua Ouvidoria Cidadã, realizou uma feira de serviços para a comunidade do Quilombo Quingoma e do assentamento Fênix, em Lauro de Freitas.
A ação cidadã Voo da Fênix lotou a Escola Municipal Quingoma, no último sábado (27), onde cerca de trezentas pessoas puderam contar com diversos serviços diversos da própria DPE e de entidades parceiras do projeto. Entre eles, orientações e serviços de assessoria jurídica em geral, como medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica, ações para acesso à saúde e a medicamentos, indenizações, garantia dos direitos da população LGBT, entre outros.
Além da Defensoria, os(as) moradores(as) tiveram a oportunidade de emitir carteiras de identidade gratuitas, cadastrar-se para vagas de emprego, ter informações sobre benefícios sociais, além de assistir uma palestra sobre empreendedorismo negro. Teve até espaço infanto-juvenil lúdico para interação das crianças, com jogos como xadrez e dominó, além de atividades recreativas.
“Foi gratificante observar a felicidade da população durante o evento, especialmente pessoas da comunidade do assentamento Fênix, que colaboraram conosco em cada etapa, pensando, mobilizando e colocando a mão na massa. Estamos construindo, juntos, um grande sonho de mais dignidade, moradia, alimentação e bem-viver”, destacou a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes.
A ouvidora explica que o nome da Ação – O Voo da Fênix – foi escolhido pela própria comunidade, pela simbologia que a ave mitológica representa: algo que queima, mas renasce das cinzas mais jovem e forte. No dia anterior, sexta-feira (26), a Ouvidoria Cidadã foi ao assentamento Fênix, em parceria com o Governo da Bahia, para entregar dezenas de cestas básicas para as famílias da comunidade.
Sinônimo de muita luta e resistência contra a especulação imobiliária, o Quilombo Quingoma passou a ser reconhecido como o primeiro Território Iorubá do Brasil, em 2023. O título foi conferido pelo rei da Nigéria, Onni Ilê Ifé, em visita ao local, fortalecendo a manutenção da história e da cultura da comunidade.
Há quase uma década, a DPE/BA acompanha os moradores(as) da comunidade quilombola do Quingoma, buscando pelos seus direitos mais básicos, como manutenção da sua moradia, cultura e ancestralidade.
A ação contou com a parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais; da superintendência de desportos do Estado da Bahia, do Instituto Pedro Melo e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também participaram defensores(as) e servidores(as) da DPE/BA de Lauro de Freitas e Salvador.
Fonte / Foto: DPE/BA