BahiaDefensoria PúblicaJustiça

Defensoria da Bahia vence Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com o podcast Revolta do Vinho e a série em quadrinhos Infância Sem Racismo

Instituição subiu ao pódio em três categorias, levando ouro, prata e bronze por projetos de comunicação desenvolvidos em 2023

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) foi uma das vencedoras da edição de 2024 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que este ano aconteceu em Fortaleza/CE. O podcast Levante 129 ficou em 1º lugar na categoria Podcast e Rádio, com o episódio “Revolta do Vinho”, que narra a trajetória dos baianos que denunciaram o esquema de exploração de trabalho em vinícolas no sul do país, em fevereiro de 2023.

O podcast também foi indicado ao Grande Prêmio, que seleciona as três melhores práticas entre os vencedores de todas as 13 categorias premiadas, angariando o 2º lugar. Além disso, a instituição também subiu ao pódio com a série em quadrinhos da Ação Cidadã Infância Sem Racismo, que ficou em 3º lugar na categoria Projeto Gráfico.

É o quinto ano consecutivo que a DPE/BA tem projetos indicados para a maior premiação na área de comunicação dentro do Sistema de Justiça do país, na qual concorrem diversas instituições, como STF, STJ, Tribunais de Justiça dos estados, Ministério Público e outras Defensorias. Somando todas as indicações (primeiros, segundos e terceiros lugares), já são 16 reconhecimentos nesta premiação, que acontece há duas décadas e é parte do Congresso Brasileiro de Assessores e Assessoras de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).

A 22º edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça computou 340 projetos inscritos em todo o Brasil. Os vencedores foram conhecidos durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que ocorreu entre os dias 19 e 21 de junho de 2024.

 CATEGORIA PODCAST E RÁDIO
1º lugar – Levante 129: Revolta do Vinho (episódio #19)
Autores: Lucas Fernandes, Alexandre Lyrio (jornalistas) e Dedeco Macedo (produtor audiovisual)

 GRANDE PRÊMIO
2º lugar – Levante 129: Revolta do Vinho

CATEGORIA PROJETO GRÁFICO
3º lugar – Série em quadrinhos: Ação Cidadã Infância Sem Racismo
Autores: Antônio Félix (designer) Ailton Sena, Lucas Fernandes e Arthur Franco (jornalistas)

Conheça os premiados

O episódio #19 do Levante 129,  Revolta do Vinho, revela os detalhes de uma história chocante: o resgate de quase 200 baianos em situação análoga à escravidão das vinícolas em Bento Gonçalves, no sul do país. Em uma entrevista exclusiva, narrada em storytelling – e com uma trilha sonora emocionante – os líderes da “revolta” contam tudo que passaram desde a saída da Bahia até a fuga das vinícolas e o resgate pela PF. Os áudios repercutiram no Brasil e foram utilizados pela imprensa local e nacional, em veículos como UOL, EBC e The Intercept.

Ouça aqui o podcast premiadoLevante 129: Revolta do Vinho (episódio #19)

A série em quadrinhos Ação Cidadã Infância Sem Racismo: recontar o passado é construir um futuro sem racismo foi pensada para mostrar o ponto de vista de pessoas negras e indígenas sobre fatos históricos e também destacar personalidades negras e indígenas relevantes, que desempenham (ou desempenharam) papel crucial no Brasil e no mundo. Contar suas histórias contribui para uma infância sem racismo.

Conheça a série em quadrinhos>

A História Não Contada sobre a Abolição (Prólogo)

A História Não Contada (abertura)

Lewis Latimer, o gênio negro da lâmpada

Jaqueline Goes, a decodificadora

Joenia Wapichana, guerreira originária

Ailton Krenak, ancestral do futuro

Fonte / Foto: ASCOM DPE/BA

Related posts

Festival do Queijo Artesanal da Bahia une música, tradição, inovação e gastronomia em Salvador

Fulvio Bahia

Randerson Leal destaca urgência da descentralização do Carnaval

Fulvio Bahia

Reforma Agrária e práticas agroecológicas: Garantindo o direto à terra e a produção de Chocolate Orgânico no Baixo Sul

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais