Instituição subiu ao pódio em três categorias, levando ouro, prata e bronze por projetos de comunicação desenvolvidos em 2023
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) foi uma das vencedoras da edição de 2024 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que este ano aconteceu em Fortaleza/CE. O podcast Levante 129 ficou em 1º lugar na categoria Podcast e Rádio, com o episódio “Revolta do Vinho”, que narra a trajetória dos baianos que denunciaram o esquema de exploração de trabalho em vinícolas no sul do país, em fevereiro de 2023.
O podcast também foi indicado ao Grande Prêmio, que seleciona as três melhores práticas entre os vencedores de todas as 13 categorias premiadas, angariando o 2º lugar. Além disso, a instituição também subiu ao pódio com a série em quadrinhos da Ação Cidadã Infância Sem Racismo, que ficou em 3º lugar na categoria Projeto Gráfico.
É o quinto ano consecutivo que a DPE/BA tem projetos indicados para a maior premiação na área de comunicação dentro do Sistema de Justiça do país, na qual concorrem diversas instituições, como STF, STJ, Tribunais de Justiça dos estados, Ministério Público e outras Defensorias. Somando todas as indicações (primeiros, segundos e terceiros lugares), já são 16 reconhecimentos nesta premiação, que acontece há duas décadas e é parte do Congresso Brasileiro de Assessores e Assessoras de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).
A 22º edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça computou 340 projetos inscritos em todo o Brasil. Os vencedores foram conhecidos durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que ocorreu entre os dias 19 e 21 de junho de 2024.
CATEGORIA PODCAST E RÁDIO
1º lugar – Levante 129: Revolta do Vinho (episódio #19)
Autores: Lucas Fernandes, Alexandre Lyrio (jornalistas) e Dedeco Macedo (produtor audiovisual)
GRANDE PRÊMIO
2º lugar – Levante 129: Revolta do Vinho
CATEGORIA PROJETO GRÁFICO
3º lugar – Série em quadrinhos: Ação Cidadã Infância Sem Racismo
Autores: Antônio Félix (designer) Ailton Sena, Lucas Fernandes e Arthur Franco (jornalistas)
Conheça os premiados
O episódio #19 do Levante 129, Revolta do Vinho, revela os detalhes de uma história chocante: o resgate de quase 200 baianos em situação análoga à escravidão das vinícolas em Bento Gonçalves, no sul do país. Em uma entrevista exclusiva, narrada em storytelling – e com uma trilha sonora emocionante – os líderes da “revolta” contam tudo que passaram desde a saída da Bahia até a fuga das vinícolas e o resgate pela PF. Os áudios repercutiram no Brasil e foram utilizados pela imprensa local e nacional, em veículos como UOL, EBC e The Intercept.
Ouça aqui o podcast premiado> Levante 129: Revolta do Vinho (episódio #19)
A série em quadrinhos Ação Cidadã Infância Sem Racismo: recontar o passado é construir um futuro sem racismo foi pensada para mostrar o ponto de vista de pessoas negras e indígenas sobre fatos históricos e também destacar personalidades negras e indígenas relevantes, que desempenham (ou desempenharam) papel crucial no Brasil e no mundo. Contar suas histórias contribui para uma infância sem racismo.
Conheça a série em quadrinhos>
A História Não Contada sobre a Abolição (Prólogo)
A História Não Contada (abertura)
Lewis Latimer, o gênio negro da lâmpada
Jaqueline Goes, a decodificadora
Joenia Wapichana, guerreira originária
Ailton Krenak, ancestral do futuro
Fonte / Foto: ASCOM DPE/BA