Defensoria PúblicaDireitos HumanosJustiçaMunicípios

Casa nova! Defensoria Pública inaugura nova sede ampliada no centro de Seabra

Instituição sai das dependências do Fórum para atuar em sede maior, com mais conforto e acessibilidade para atender à população

Está renovado o compromisso com o acesso à justiça para a população mais vulnerável na cidade de Seabra, a cerca de 465 km de Salvador, considerada pela população local como “a capital da Chapada Diamantina”. Na tarde desta quarta-feira, 17 de julho, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) inaugurou sua nova sede local, em uma cerimônia solene repleta de autoridades públicas e sociedade civil.

O ato de inauguração contou com o prestígio de autoridades como os prefeitos de Seabra e Ibitiara, Fábio Miranda e Wilson dos Santos, respectivamente, além de diversos representantes da magistratura e do legislativo local, representantes da Polícia Militar da Bahia, da sociedade civil, além de operadores do Direito. 

Além da defensora-geral e dos(as) defensores(as) da Comarca, estiveram presentes a subdefensora-geral, Soraia Ramos; o coordenador da DPE /BA no interior, Walter Fonseca; a coordenadora da 11a Regional, Ana Luiza Novelli; a presidente da ADEP/BA, Tereza Almeida, e o defensor do Núcleo de Atuação Estratégica (NAE), Igor Raphael Novaes.

“Temos muito o que comemorar e também muitos planos para a Defensoria em Seabra. Aqui vai se constituir um polo importante de nossa atuação regionalizada na Chapada Diamantina. Esperamos retornar para consolidar parcerias que nos possibilitem construir uma sede própria”, destacou a defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio, durante o ato inaugural.

Para ela, este foi apenas um dos passos da concretização da Defensoria em Seabra. “O primeiro se deu com a chegada de defensores(as) e, hoje, há o fortalecimento e a qualificação de nosso espaço de atendimento.  É uma felicidade saber que um cidadão aqui do interior de Seabra, da Lagoa da Boa Vista, Velame, Mocambo, Campestre, Alagadiço, Beco, Cochó do Malheiro e Vale do Paraíso poderão defender seus direitos desde aqui até o Tribunal de Justiça em Salvador, incluindo os Tribunais Superiores, em Brasília”, reforçou Firmiane.

Já a defensora Giselle Cavalcanti, que atua em Seabra, chamou a atenção para o fato de agora a Defensoria ter disponível uma sala exclusiva para fazer a conciliação e mediação dos casos, para evitar judicialização excessiva das demandas. “A Defensoria acredita que as formas alternativas de resolução de conflitos são efetivas, e mais que isso, conscientizam as pessoas. Com a inauguração da sede de Seabra proporcionamos um espaço amplo, bem equipado e digno, o que não é nada menos do que a população merece”, reforçou.

Cerimônia de inauguração contou com ampla participação de autoridades locais e da administração da DPE/BA

Em funcionamento no Fórum Desembargador Perilo Benjamim há cerca de um ano e meio, agora a Defensoria pode ser encontrada na Rua Paulo VI, nº 248, Centro, entre o mercado Costa Azul e a academia FitClub (conhecida como academia de Ivan). A unidade de Seabra está vinculada à 11ª Defensoria Pública Regional, que tem sede na cidade de Irecê.

Com instalações ampliadas e com acessibilidade, a Defensoria traz mais conforto para a população, qualidade nos serviços, além de disponibilizar mais espaço e melhor infraestrutura para a chegada de mais defensores(as) e funcionários(as).

Com esta, a DPE/BA soma 13 inaugurações de sedes (entre abertura de unidades, reformas, ampliações e mudanças de local) desde março de 2023.

Nesse período, a DPE/BA alcançou todos os territórios de identidade da Bahia e houve novas instalações em Itaparica, Macaúbas, Camacã, Euclides da Cunha, Riachão do Jacuípe, Catu, Santa Maria da Vitória, Canavieiras, Campo Formoso, Esplanada, Teixeira de Freitas de Freitas e Guanambi. Em 2023, a Defensoria da Bahia realizou 1,1 milhão de atendimentos e praticou 2,6 milhões de atividades por todo o estado.

Atendimento em Seabra

A unidade da Defensoria Pública da Bahia em Seabra atende também aos municípios de Ibitiara e Novo Horizonte. Todo início de mês a instituição abre vagas/senhas para a triagem, momento em que atende a todos por ordem de chegada, orienta sobre os documentos necessários para a demanda apresentada e faz o agendamento dos atendimentos do mês.

O próximo período de abertura de senhas de atendimento é de 05 a 08 de agosto. Os atendimentos do mês de julho já estão agendados. Em caso de urgência/emergência (como questões de saúde com risco de morte, prisão em flagrante e situações em que a pessoa foi intimada a responder a um processo ou comparecer a uma audiência judicial), não é preciso pegar senha, basta comparecer à sede. O horário de funcionamento da unidade é das 08h às 17h.

Qualquer cidadão que não tem condições de pagar um advogado particular ou as custas judiciais (gastos necessários para o trâmite das ações na Justiça) pode procurar a Defensoria. É recomendável levar documento de identificação com foto e comprovar que a renda que recebe é inferior a três salários mínimos (individual) ou inferior a cinco salários mínimos (renda familiar).

Alguns dos serviços prestados pela instituição são: resoluções de casos de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, divórcio, regulamentação de adoção e guarda, correção de documentos, habeas corpus, indenizações, inventário, defesa penal, saúde pública, entre outros. 

Em Seabra, a instituição contará com a atuação da defensora pública Giselle Cavalcanti (área cível) e do defensor público Marcelo Paiva (área penal), além de dois recepcionistas, uma assistente social, três servidores(as), dois vigilantes e uma profissional de serviços gerais.

Novas instalações

As novas instalações ficam na Rua Paulo VI, nº 248, no primeiro andar, e contam uma recepção; duas salas de triagem; três gabinetes para o atendimento dos(as) defensores(as) públicos(as); uma sala para a Central de Mediação e Conciliação, onde são feitos os acordos; uma sala para o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAP), onde profissionais de psicologia e assistência social darão suporte às pessoas com problemas na Justiça; além de uma copa, apoio tecnológico, apoio administrativo e almoxarifado.

Fonte: ASCOM DPE/BA
Foto: Divulgação

Related posts

MP aciona Estado da Bahia para garantir profissionais de apoio a alunos com deficiências

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Centro de Convivência da Pessoa Idosa do município será inaugurado nesta sexta-feira (21)

Fulvio Bahia

Mulher é presa por associação criminosa e tentativa de estelionato em Camaçari

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais