Defensoria PúblicaDiversidadeDiversidade de GêneroJustiçaMunicípios

Respeito e diversidade: Homem trans comemora retificação de nome e gênero em Jacobina

Mutirão aconteceu entre os dias 19 e 26 de julho e foi direcionado aos sete municípios atendidos pela sede da Defensoria

“Esse documento representa muita coisa: superação, respeito, diversidade. É um momento muito especial e esperado por toda a comunidade trans”. Foi assim que o educador físico André Ferreira descreveu o sentimento de ter feito o procedimento para adequar o nome e gênero nos documentos. Ele foi uma das pessoas trans atendidas no mutirão realizado pela sede da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) em Jacobina, que encerrou no dia 26 de julho.

Desde 2018, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é garantido o direito à adequação de nome e gênero pelas vias administrativas, sem que seja necessário o ingresso de ação judicial. Ao realizar o procedimento através da Defensoria Pública, além das orientações jurídicas necessárias à efetivação do direito, a pessoa tem gratuidade das taxas. A única exceção é a certidão de protesto.

No entanto, de acordo com o defensor público Matheus Baldi, que esteve à frente do mutirão em Jacobina, a unidade não tinha nenhum registro de atendimento desta natureza nos seis anos em que o direito é garantido pelas vias extrajudiciais. Sendo assim, o mutirão foi importante tanto por desburocratizar o atendimento, quanto por colocar os direitos das pessoas trans em evidência.

“Quando a gente coloca em foco o direito à adequação de nome e gênero, a informação chega às pessoas. Dessa forma, ainda que o serviço possa ser buscado a qualquer tempo, o mutirão foi importante pela possibilidade de levar o conhecimento do direito para esse público”, avalia o defensor público.

Para André, realizar o procedimento através da DPE/BA também foi importante por tê-lo deixado mais seguro. Ele tinha dúvidas com relação aos documentos necessários, ao local que deveria buscar e, principalmente, com o tipo de atenção que receberia. “Com o mutirão da Defensoria, senti mais segurança e cuidado, que é justamente o que falta em muitos locais”, avalia o educador físico.

Em Jacobina, o mutirão para adequação de nome e gênero integrou o projeto de educação em direitos Meu Nome. O cronograma de atividades já previa a realização de atendimentos individuais para ajustes de documentos. Contudo, de acordo com o defensor público Matheus Baldi, por conta da alta demanda foi preciso antecipar o mutirão.

“Desde nosso primeiro encontro, percebemos a ansiedade das pessoas por realizar o procedimento para ajustar a documentação conforme a identidade de gênero. Por isso, nos articulamos para antecipar a realização do primeiro mutirão. Sabemos que por não ter esse direito efetivado, essa parcela da população fica suscetível a diversos constrangimentos e violências simbólicas”, afirma o defensor público.

Foi justamente para tentar dar fim à transfobia que sofria por não ter nome e gênero condizentes com sua identidade nos documentos, que André Ferreira, o educador físico do início da matéria, buscou o mutirão no primeiro. “Dentro da universidade, eu me sentia acolhido, usava o nome social. Mas, em outros espaços, as pessoas ainda tendem a tratar o outro com preconceito. Falta formação sobre diversidade e gênero, por isso há esse bloqueio, esse desafio”, relata.

Após o atendimento na DPE/BA, André foi direto no cartório solicitar a nova certidão de nascimento e, já no próximo dia 02 de agosto, deve receber o documento. “É extremamente importante ter a identidade adequada, principalmente, nos documentos que a gente utiliza para tudo. A forma como nos identificamos precisa ser reconhecida”, enfatiza o educador físico.

Fonte / Foto: ASCOM DPE/BA

Related posts

Com presença do governador Jerônimo Rodrigues, Flica 2024 será lançada no 25 de junho, em Cachoeira

Fulvio Bahia

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Projeto Mulher Empreendedora entrega carrinhos de lanches e transforma vida das beneficiárias

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais