Ação SocialDefensoria PúblicaDireitos HumanosJustiça

Todos por um – Bahia envia defensores ao Rio Grande do Sul para atender vítimas das enchentes

DPE/BA já enviou o primeiro defensor à força-tarefa; a segunda defensora viaja no dia 2 de setembro

Como parte da força-tarefa ‘Todos Por Um’, a Defensoria Pública da Bahia enviará dois defensores públicos ao Rio Grande do Sul, para trabalho presencial, em razão da situação de calamidade ocasionada pelas enchentes, ocorridas em abril e maio deste ano, no estado sulista. O objetivo é participar do mutirão de atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas. Na primeira etapa, 12 novos (as) defensores(as) fizeram parte de uma força-tarefa para auxiliar as vítimas  no acompanhamento dos processos que ficaram represados em razão da calamidade ocasionada pelas fortes chuvas

O defensor Eduardo Lordão ficará em Porto Alegre até o dia 30/08. No seu retorno, é a vez da defensora Iana Leão cumprir sua jornada, dos dias 2 a 17 de setembro. Nesta segunda-feira (19), Eduardo Lordão já participou de reuniões e eventos oficiais, inclusive de encontro na sede do governo. Nesta terça-feira (20), segue para Canoas, município fortemente atingido pelas inundações. “Estamos trabalhando para levar assistência jurídica aos atingidos pela tragédia ambiental, que, muitas vezes, nem sabem que possuem direitos a benefícios emergenciais, por exemplo”, comentou Lordão.

Até setembro, 19 cidades receberão mutirões presenciais da força-tarefa, com a presença de mais de 30 defensoras e defensores públicos de todo o país. Neste mês, serão prestados serviços em Canoas, Sapucaia, Cachoeirinha, São Sebastião do Caí e no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Em setembro, os municípios atendidos são São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Montenegro, Eldorado do Sul, Encantado, Arroio do Meio, Roca Sales, Muçum, Lajeado, Candelária e Estrela. 

Parceria

A seleção dos defensores para viagem ao Rio Grande do Sul foi feita via sorteio. Os interessados comunicaram ao Núcleo de Atuação Estratégica (NAE) da DPE-BA, que organizou a seletiva. A parceria resulta de convite de cooperação técnica enviado pelo Conselho Nacional de Defensores Gerais (Condege).  Além do Condege, os representantes das Defensorias Públicas dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, assinaram o termo de cooperação técnica.

Tragédia

Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul foi gravemente afetado por enchentes que atingiram mais de 431 municípios, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica e água potável. As chuvas intensas causaram grandes danos em cidades como Porto Alegre, tornando muitas áreas inacessíveis. Considerada a pior enchente em mais de 80 anos, houve enormes perdas econômicas e problemas de saúde, incluindo um surto de leptospirose.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 500 mil ficaram desabrigadas. Ao todo, 95% das cidades do estado foram afetadas pelas chuvas e mais de 500 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Atualmente, o estado ainda enfrenta desafios significativos. Muitos municípios permanecem afetados, com milhares de desabrigados em abrigos temporários. Em Porto Alegre, a situação é crítica, com várias áreas ainda alagadas e bloqueios ampliados para evitar mais danos. O Governo Federal e estados vizinhos estão oferecendo assistência para a recuperação. Além disso, esforços continuam para restabelecer energia e comunicação nas regiões mais impactadas.

Fonte: ASCOM DPE/BA
Foto: ASCOM DPE/RS

Related posts

Alagoinhas: SESAU oferece vacinação anti-rábica em Caminhada Pet Solidária

Fulvio Bahia

Equipamentos sociais da Prefeitura de Salvador servem cardápio especial da Semana Santa

Fulvio Bahia

Doritos e Fundação PepsiCo lançam edital para organizações lideradas por pessoas pretas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais