BahiaDefensoria PúblicaJustiça

Em reunião do Conselho, Firmiane Venâncio se despede, reafirmando expansão e fortalecimento da instituição

A DPG destacou a valorização da instituição, com ampliação orçamentária e melhoria da carreira

Na sua última reunião ordinária como presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia, na última segunda-feira (3), a defensora-geral Firmiane Venâncio fez agradecimentos e reafirmou o trabalho de expansão e fortalecimento realizado à frente da instituição, no biênio 2023-2025. 

“Considero que fizemos muito e entregamos uma Defensoria maior e mais forte. Foram ganhos históricos. Conseguimos a valorização da instituição, a ampliação do orçamento e inúmeras melhorias na carreira. É claro que tudo é parte de um contexto e houve o reconhecimento do Executivo sobre o papel e a importância da Defensoria, mas nossas capacidades de dialogar, ouvir, processar e articular foram fundamentais ao longo desses anos”, afirmou a defensora-geral, em sua fala de despedida.

Ao lado da subdefensora-geral, Soraia Ramos, com quem compartilhou a condução da DPE no período, Firmiane Venâncio destacou que encerra a gestão com “muita tranquilidade” e entende que fez o melhor possível. “Não sou adepta do pensamento único. A divergência é saudável e tem de existir. Nem sempre concordamos, mas nossa vontade de construir uma instituição mais robusta é maior do que nossos desacordos”, opinou.

Parabenizada pelos outros membros do Conselho, a DPG afirmou que retomará suas atividades na Instância Superior, onde é titular, com o mesmo empenho e dedicação com os quais sempre atuou. “Todo mundo sabe o quanto eu me orgulho de pertencer a esta instituição, o quanto a Defensoria Pública é importante para mim e o quanto o trabalho de assistir à população mais carente me dignifica, eleva e motiva”, finalizou.

PAUTAS DA REUNIÃO

Entre outras pautas previstas, a ouvidora-geral Naira Gomes apresentou um balanço das atividades realizadas pela Ouvidoria, que totalizaram 774 atividades e 992 atendimentos. Para ela, é fundamental fortalecer a Ouvidoria como espaço democrático e ampliar a relação entre a instituição e os movimentos sociais.

“Esse relatório poderia ser apresentado apenas para o gabinete da DPG, mas decidimos apresentar ao Conselho, publicizando com todos(as) o trabalho que realizamos ao longo os últimos seis meses”, comentou Naira Gomes. Ela informou ainda que o número de reclamações sobre os serviços da Defensoria diminuiu em 2024, em comparação com 2023.

Fonte / Foto: Ascom DPE/BA

Related posts

Expansão no mercado de gás natural é destaque da Petrobahia em congresso sobre petróleo e gás

Fulvio Bahia

Jerônimo Rodrigues prestigia transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Fulvio Bahia

Secretaria de Saúde da Bahia emite comunicado de risco sobre gripe aviária

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais