Ação SocialBahiaCapacitaçãoDefensoria PúblicaInclusão SocialJustiça

Mulheres em situação de violência aprendem a customizar abadás para renda extra no carnaval

A oficina realizada em parceria com o Senac busca oportunizar que as usuárias dos serviços do Nudem rompam o ciclo da violência

Um grupo de dez mulheres em situação de violência doméstica participou de uma oficina de customização de abadás. Realizada na Casa da Mulher Brasileira, a formação é resultante da parceria entre a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) e o Senac. O objetivo das instituições é garantir renda e contribuir com a interrupção do ciclo da violência. Além da capacitação realizada nesta quarta-feira, 19, a colaboração entre as instituições vai possibilitar o encaminhamento de mulheres para os cursos promovidos nas unidades do Senac.

“O acolhimento e a atuação judicial realizado pela Defensoria é apenas uma parte da estrutura de serviços que essas mulheres precisam. Com os cursos e capacitações, elas terão a possibilidade de complementar renda, manter contato com outras mulheres enfrentando situações semelhantes e desenvolver atividades com potencial terapêutico”, avalia a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), Lívia Almeida. 

De acordo com Tânia Leal, monitora da oficina de customização de abadás, a formação é bastante procurada neste período do ano justamente pela possibilidade de renda extra e baixo custo para personalizar as peças. “É uma oficina prática, dinâmica, e os materiais para realizar o serviço tem custo baixo, o que torna ainda mais acessível para pessoas em situação de vulnerabilidade”, conta. Segundo ela, a customização chega a custar R$250,00 em alguns locais.  

Foi justamente por conta da oportunidade de renda extra que Simone* resolveu participar da oficina. Atualmente ela trabalha como manicure, mas não descarta a possibilidade de se aventurar em novas possibilidades. “Foi comentada a possibilidade de fazer o curso de Ajustes e Reformas do Vestuário e acho que vou me inscrever também. É um extra que a gente faz para complementar a renda”, conta. 

Há aproximadamente um mês Simone é acompanhada pela Defensoria na Casa da Mulher Brasileira. Para ela, a oficina também foi uma oportunidade de estar em contato com outras mulheres enfrentando situações semelhantes. “Tanto na DEAM quanto na Defensoria, me sinto bem acompanhada, acolhida. O pessoal me liga, pergunta como estou. Mas foi bom estar aqui hoje também para distrair a mente, tipo uma terapia”, avalia. 

O aspecto terapêutico da oficina também foi apontado pela psicóloga Fernanda Carvalho, que atua no Nudem. “Por se tratar de um público em situação de violência, elas lidam com muito estresse. Nesse momento em conjunto, há a possibilidade de criar rede, conhecer pessoas e vislumbrar outras possibilidades”, conta. 

Plantão Carnaval 2025

Este ano, a Defensoria completa 40 anos e inicia as celebrações no Plantão de Carnaval 2025. Com o tema “Há 40 anos garantindo direitos!”, a instituição funciona em regime de plantão de 27 de fevereiro a 05 de março, em 10 locais fixos de atendimento, além das itinerâncias realizadas no circuito. A sede da instituição passa a ser a Unidade do Canela, mas também será possível acessar os serviços pelo telefone (71) 3116-6014 e em pontos estratégicos de garantia de direitos. Confira aqui a relação!

Com a atuação itinerante, a DPE/BA visitará espaços estratégicos para promoção de direitos em áreas como defesa da mulher, da pessoa idosa, pessoa com deficiência, comunidade LGBTQ+, saúde, penal, criança e adolescente, entre outros. A Unidade Móvel de Atendimento – UMA vai prestar orientação jurídica e realizar atendimento nas áreas de atuação da Defensoria no Terreiro de Jesus e a Van do Nudem na Avenida Milton Santos. Cerca de 170 pessoas, incluindo defensores(as), servidores(as) e equipes de apoio, vão atuar no período da festa.

Fonte / Foto: Ascom DPE/BA

Related posts

Juazeiro: Cuidado com a saúde física, mental e com o meio ambiente marca programação da Semana da Juventude

Fulvio Bahia

Rondesp Norte apreende armas e drogas com quarteto suspeito de tráfico e homicídio

Fulvio Bahia

Estudantes de Paripiranga são classificados para final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais