Defensoria PúblicaEducaçãoInclusão SocialJustiçaRacismoRacismo

Primeira escola antirracista é lançada na Bahia

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), representada pela coordenação do Núcleo de Equidade Racial, esteve presente nesta quarta-feira (19), no lançamento da primeira escola antirracista do Sistema OAB Brasil. Com a proposta “Formar para transformar”, o projeto foi idealizado pela Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA) e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da educação antirracista para contribuir na formação de profissionais comprometidos com a igualdade racial e os direitos humanos.

A coordenadora do Núcleo de Equidade Racial, Mônica Magalhães, ressaltou a importância do desenvolvimento de atividades voltadas para uma atuação antirracista. “Eu gostaria de parabenizar a escola pela temática, pela ousadia de trazer uma temática tão importante, que é justamente a luta antirracista. Isso é muito importante. Se estou aqui hoje é justamente porque há uma luta antirracista”, diz.

A coordenadora também destacou a política de equidade racial promovida pela DPE/BA. “Na minha instituição, estamos agora inaugurando uma gestão em que foi implementada uma política de equidade racial e 30% dos cargos de gestão estão sendo ocupados por pessoas negras dentro da Defensoria Pública da Bahia. Isso é importantíssimo para que possamos realmente trabalhar com a política de equidade racial.”

De acordo com a presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, o comprometimento com a luta antirracista precisa ser diário. “Esse compromisso é de todos nós, é de podermos ser agentes de transformação onde quer que estejamos. Seja no nosso núcleo familiar, seja no nosso ambiente de trabalho, seja em cargos e nas instituições das quais fazemos parte”, afirma.

A Escola Antirracista da OAB BA abrirá matrículas em breve, no site da Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA), e contará com palestras, seminários, congressos e demais atividades de capacitação direcionadas a advogados e estudantes de Direito.

Fonte: Ascom DPE/BA
Foto: Mateus Bonfim

Related posts

MDHC lança campanha alusiva aos 20 anos do mês da visibilidade trans

Fulvio Bahia

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia abre vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Fulvio Bahia

Por assédio moral, ex-presidente da Fundação Palmares fica inelegível

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais