Defensoria PúblicaMunicípios

Alagoinhas: Defensoria pública e SEDUC lançam cartilha contra racismo e abuso infantil

Diferenciando gestos de carinho de comportamentos abusivos de forma lúdica e simples, as cartilhas informativas “Eu Me Protejo”, foram lançadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE BA), em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação (SESAU), na última sexta-feira (18), no auditório da Pastoral do Menor. Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos para a divulgação do material.

A cartilha tem o público infantil como alvo e aborda aspectos como a consciência corporal das crianças, o papel do consentimento, a importância de estabelecer limites na convivência com conhecidos e desconhecidos, e como e onde buscar ajuda se algo estiver errado. A iniciativa recorre a ilustrações e linguagem simples e acessível para abordar exemplos sobre o que é adequado ou não em momentos rotineiros como a hora do banho, a troca de roupa ou a ida ao banheiro.

“Essa é uma ação muito importante para o município. É angustiante, para nós da gestão, receber as informações que chegam em nossas escolas e esse termo que foi assinado hoje nos traz a condição de atuar e de que estamos no caminho de cumprir o nosso dever. Vamos atuar firmemente e levar para além das escolas essa iniciativa. A secretaria celebra esse momento e nós temos que agradecer”, destacou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

A Defensora Geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, informou que essa é uma iniciativa que irá ajudar a disseminar informações sobre as violências. “Essas iniciativas certamente deixam a todos nós aqui muito felizes, certos de que estamos no caminho adequado de resolução dos nossos problemas históricos. Estamos aqui cumprindo o nosso dever e mostrando, semeando e fazendo a boa semeadura para que situações de violência racial e abuso infantil, e certamente essas gerações que estão presentes aqui que vão disseminar o conhecimento dessa cartilha”, explicou.

O livreto também apresenta o trabalho da Defensoria Pública e reforça o papel da instituição como instrumento para a educação em direitos, de forma a prevenir episódios de abuso e violência na infância.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Roberto Torres; a deputada estadual Ludmila Fiscina; o vereador Anselmo Bal; a comandante da Guarda Municipal Silvania Soares; o presidente da Associação Quilombola da Comunidade Cangula Orlando Filho; o coordenador de Políticas de Primo de Igualdade Leandro Sans.

Fonte / Foto: SECOM PMA

Related posts

Candeias: Vice-prefeita Marivalda da Silva presta queixa contra site local que publicou fake news envolvendo seu nome

Fulvio Bahia

Homem é preso após perseguir mulher até delegacia em Serra Dourada

Fulvio Bahia

Barreiras: Secretaria de Educação realiza ciclo de Formações Continuadas com foco nas avaliações do SAEB e projeto Aprova Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais