Defensoria PúblicaJustiça

Audiência nesta sexta-feira (10), deve apresentar edital e sanar dúvidas quanto ao processo eleitoral da Ouvidoria da DPE/BA

Inscrições para formação do colégio eleitoral por entidades da sociedade civil e candidaturas ao cargo de ouvidor(a) geral vão até o dia 17 de março

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realizará nesta sexta-feira (10), às 9h, audiência pública para apresentar as normas do edital do processo eleitoral que irá decidir o nome do(a) novo(a) ouvidor(a) para o biênio 2023-2025. As regras e prazos foram publicadas no Diário Oficial da DPE/BA na última terça-feira (07), e podem ser conferidas aqui.

A audiência conta com a promoção da Escola Superior da DPE/BA, da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA) e apoio do Sindicato dos Bancários da Bahia, que cederá o auditório para realização do encontro.

A ouvidora geral da DPE/BA, Sirlene Assis, explica que a audiência busca sanar dúvidas das entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais quanto ao processo eleitoral que culmina com a elaboração de lista tríplice. De acordo com Sirlene Assis, muitas solicitações de entidades para compor o colégio eleitoral acabam indeferidas por ausência de compreensão das normas e documentações necessárias.

“Este é um dos mais avançados editais na história dos 14 anos do modelo de Ouvidoria Cidadã Externa da Defensoria. Vamos também apresentar este mesmo modelo para que as pessoas que irão disputar o exercício do posto tenham noção da Defensoria e do papel da Ouvidoria no seu funcionamento. A Ouvidoria é um elo entre o povo e a Instituição Defensoria. Aproximando de modo mais estruturado as demandas coletivas da sociedade aos defensores(as). Sempre na perspectiva de garantia de excelência no atendimento e na melhoria dos serviços”, observou Sirlene.

A Ouvidoria Geral da DPE/BA é denominada como Ouvidoria Externa Cidadã por ser um represente da sociedade civil a ocupar o cargo de ouvidor(a)-geral. As inscrições para formação do colégio eleitoral e candidaturas ao cargo vai até às 17h do dia 17 de março.

Pode concorrer ao posto qualquer pessoa da sociedade civil que tenha formação em nível superior e currículo com histórico de participação, por no mínimo dois anos, em trabalhos nas áreas em que a Defensoria atua. Não pode concorrer quem integra carreiras jurídicas de Estado e governo; e nem servidor ou membro da DPE/BA – ativos ou inativos -, ou cônjuge/companheiro(a) destes. 

Serviço
O quê: Audiência pública processo eleitoral Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia biênio 2023-2025
Quando: 10 de março (sexta-feira) às 9h
Onde: Sindicato dos Bancários da Bahia, Av. Sete de Setembro, 1001, Campo Grande, Salvador/BA

Fonte /Imagem: ASCOM Defensoria Pública do Estado da Bahia

Related posts

Decisão do STF que responsabiliza veículos por declarações de cuidado pode desencorajar exercício do jornalismo

Fulvio Bahia

Convênio pode estimular e agilizar doação de órgãos no país

Fulvio Bahia

Brumado: Prefeitura e defensoria Pública firmam acordo para criar uma Câmara de Conciliação de Saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais