Ação SocialBahiaDefensoria PúblicaJustiçaServiços

Avança! Com posto de atendimento em Capim Grosso, DPE/BA dá pontapé inicial em uma nova forma de interiorizar seus serviços

Iniciativa disponibiliza agendamento e suporte presencial em uma sala da Defensoria no Fórum da comarca por meio de servidores, além de atendimento remoto por defensores(as) públicos

Avançou! Sinal verde para a Defensoria Pública do Estado da Bahia continuar ampliando seus serviços pelo interior do estado. Na última sexta-feira (29), a instituição inaugurou a primeira unidade do Projeto Avança, na cidade de Capim Grosso, a cerca de 280 km de Salvador.

Contornando desafios como limitações orçamentárias e a necessidade de mais defensores públicos no Estado, a inauguração na “Cidade dos Quatro Contornos” marcou o início de um projeto que busca expandir a assistência jurídica para diversas regiões da Bahia de forma híbrida: presencial e remota.

O espaço inaugurado em Capim Grosso é uma sala exclusiva da DPE/BA no Fórum da cidade( localizado na av. Luiz Eduardo Magalhães, n° 111, Oliveira) onde dois servidores já começaram a atender a população. Além de realizarem triagens e agendamentos, eles garantem que as demandas sejam acompanhadas por um defensor ou defensora pública, que propõe ações judiciais e extrajudiciais de forma remota.

Além de Capim Grosso, o posto de atendimento também abrange os municípios de Quixabeira e São José do Jacuípe. Para ser atendido, basta comprovar hipossuficiência financeira e trazer documentação civil com foto, comprovante de residência e documentos necessários à demanda. As áreas de atuação abarcadas na unidade são direito de família (pensão alimentícia, divórcio, guarda), registros públicos (regularização de documentos públicos, correção e alteração de nome na identidade) e cível.

“Agora, Capim Grosso não é mais uma passagem para a Defensoria: é um caminho. O Avança é uma estratégia de interiorização da Defensoria Pública, através de uma comunhão de esforços entre municípios, Poder Judiciário e Defensoria, um primeiro passo para que a instituição estabeleça uma sede fixa na cidade. Esperamos que esse projeto traga frutos positivos, e o primeiro está sendo aqui”, destacou a defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio.

Já a coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica da Defensoria (NAE), defensora pública Cristina Ulm, reforçou que a instituição vai oferecer tanto serviços judiciais, com proposição de ações na Justiça, quanto extrajudiciais, fortalecendo os acordos e mediações de conflitos.

“Sabemos o quanto as pessoas batem às portas da Prefeitura e da Câmara buscando um(a) defensor(a). Ninguém pode estar se humilhando para prefeito e para vereador buscando assistência jurídica e acho que esse deve ser um papel institucional. A população merece respeito”, destacou, durante o seu discurso, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. Ele colocou a Prefeitura à disposição para trabalhar em conjunto com a Defensoria para uma possível implantação de sede definitiva na comarca futuramente.

Além da defensora-geral e do prefeito de Capim Grosso, compuseram a mesa de honra: o juiz de direito do Fórum local, Marcus Vinicius da Costa Paiva; o vice-prefeito de Quixabeira, Dinho do Piloto; o prefeito de São José do Jacuípe, sr. Peris; o presidente da Câmara de Vereadores de Capim Grosso, Jefferson Ferreira; o presidente da Subseção OAB Jacobina, Alisson Fontes; o delegado da cidade de Capim Grosso, Jaime de Britto; o subcomandante da 91° CIPM em Capim Grosso, PM Clarindo.

Fruto de um novo tempo

O projeto Avança é gerido pelo Núcleo de Atuação Estratégica da Defensoria (NAE). Segundo Cristina Ulm, o diferencial está na prestação de assistência jurídica online.

Mensalmente, um defensor de outra comarca com sede física fixa da Defensoria atua remotamente em Capim Grosso em substituição cumulativa, proporcionando à população local o acesso aos serviços essenciais da instituição.

Esse modelo de atendimento faz parte de um projeto piloto que antecede a chegada de uma sede física definitiva, com a presença de um defensor público titular. A instalação dessa estrutura depende da disponibilidade orçamentária e da realização de novos concursos para ampliar o quadro de defensores públicos da instituição.

Fruto de um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça da Bahia e municípios parceiros, o Avança é viabilizado pela disponibilização de salas nos fóruns e estruturas para audiências virtuais. Apesar de não haver contato presencial com os defensores, os atendimentos são integralmente acompanhados pelos servidores da Defensoria que atuam na cidade.

A pandemia, com o boom das tecnologias de videoconferência, foi um marco para a concretização desse modelo de atendimento. A experiência mostrou que os atendimentos virtuais otimizam os recursos públicos, economizam tempo e ampliam o acesso à Justiça, mesmo em localidades onde a presença física de defensores ainda não é possível.

Em Capim Grosso, a Defensoria funciona de segunda a sexta-feira, no mesmo horário de funcionamento do Fórum.

Fonte / Foto: Ascom DPE/BA

Related posts

Prefeitura lança Calendário de Turismo Esportivo de Salvador com 10 grandes eventos até julho de 2024

Fulvio Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado 

Fulvio Bahia

Polícia Militar forma 1643 novos soldados na Bahia; 976 em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais