BahiaCarnavalFiscalizaçãoJustiçaMinistério PúblicoPessoas com Deficiência

Carnaval 2024 – MP faz reunião para cobrar funcionamento de estruturas acessíveis em Periperi e Cajazeiras

A situação das estruturas das plataformas acessíveis municipais nos bairros de Periperi e Cajazeiras foi discutida na tarde do último Domingo (11), na sede do Plantão Integrado do Ministério Público estadual no Carnaval, no bairro de Nazaré. O MP convocou reunião com a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros (CB), após inspeções técnicas da Instituição constatarem que a arquibancada e o camarote acessíveis instalados nos dois bairros possuíam desconformidades que comprometiam a segurança e a acessibilidade para as pessoas com deficiência (PCD), inclusive com riscos à integridade física delas.

Segundo a Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), dificuldades com a empresa contratada não permitiram que os ajustes apontados pelo MP fossem atendidos a tempo e levaram à interdição pelo próprio órgão dos equipamentos, que não foram também liberados pelo CB e não contam  com Auto de Vistoria da corporação (AVCB). As plataformas deveriam começar a funcionar desde ontem, dia 10, quando teve início o Carnaval de bairros. Desde março de 2023, o MP encaminhou recomendações à Prefeitura apontando as melhorias técnicas necessárias para o adequado funcionamento das plataformas. Na inspeção realizada sexta-feira, dia 9, o MP constatou rampas com inclinação acima do limite estabelecido em norma, pontas de arames soltas, material enferrujado, laterais de arquibancadas sem fechamento completo, guarda-corpo e corrimões inadequados.

Na reunião, ficou deliberado que a Saltur enviará ao MP as Anotações e Registros de Responsabilidade Técnica (ARTs e RRTs) dos responsáveis pela execução do projeto das plataformas e que equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e também da Saltur providenciarão o isolamento dos equipamentos e farão novas visitas técnicas, acompanhadas do CB, nesta segunda à tarde. O objetivo é verificar se as medidas adotadas sanaram os problemas, de modo que viabilizem o funcionamento das estruturas pelo menos a partir de amanhã. Participaram do encontro o coordenador do MP no Carnaval, promotor André Lavigne; a promotora Andréa Scaff, coordenadora da Central de Apoio Técnico (Ceat); o promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação; representantes do CB, da Prefeitura, além de outros promotores de Justiça e servidores do MP.

Fonte: MP/BA
Fotos: Humberto Filho e Ceat

Related posts

Projeto de Randerson Leal que assegura alimentação para os ambulantes no Carnaval é aprovado na Câmara

Fulvio Bahia

“Vamos dar atenção às pessoas atingidas pelas chuvas”, afirma Jerônimo em visita à região de Subaúma

Fulvio Bahia

Salvamar alerta para cuidado com banho de mar pós-frente fria

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais