CinemaDefensoria PúblicaInclusão Social

Cine Debate discute intergeracionalidade e mercado de trabalho, em referência ao Dia Internacional do Idoso

O evento acontece no dia 27 de setembro e exibe o filme “Um Senhor Estagiário”, na Sala de Cinema Walter da Silveira

Em nova edição do Cine Debate, a Defensoria Pública da Bahia direciona os holofotes aos direitos dos idosos, exibindo o filme “Um Senhor Estagiário”. A proposta é discutir idadismo, intergeracionalidade e mercado de trabalho. O evento acontece no próximo dia 27, das 13h às 17h, na Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris. O tema foi escolhido em função do Dia Internacional do Idoso, no dia 27 de setembro. Outras cidades também terão exibição do filme (confira no final da matéria). 

Em Salvador, a mediação da roda de conversa fica por conta da coordenadora da Especializada do(a) Idoso(a) da DPE-BA, Laise de Carvalho, e tem como debatedores(as) a assistente social da área técnica de saúde do idoso do governo da Bahia, Maria Salete da Silva, e o professor universitário e membro do Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias (Gelep), Marcus Vinicius Borges Oliveira.

Para Laise de Carvalho, discutir o idadismo com os jovens, que é o público principal do Cine Debate, é fundamental por vários motivos. Primeiro, porque promove conscientização sobre os danos que esse tipo de preconceito pode produzir às pessoas idosas; depois, porque ajuda a desconstruir estereótipos negativos e limitadores sobre o envelhecimento.

“Esse tipo de atividade contribui para a formação de uma visão de mundo mais equilibrada e respeitosa sobre o processo de envelhecer. Além disso, estimula a empatia entre as diferentes gerações, propiciando interações mais positivas e enriquecedoras”, afirmou.

A coordenadora da Especializada do(a) Idoso(a) da DPE acredita ainda que a educação e a discussão precoce sobre o idadismo podem contribuir para uma mudança cultural mais ampla, com o incentivo a práticas e políticas que combatam a discriminação etária em várias esferas da sociedade.

O Cine Debate é promovido pela Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria e busca promover educação em direitos e reflexões importantes sobre temas sociais a partir de obras cinematográficas. O projeto conta com a parceria da Funceb/Secult e da Pipoca Magrela. O evento é gratuito e aberto à população. 

Filme

O longa conta a história de Ben Whittaker (Robert De Niro), viúvo de 70 anos, que busca reinserção no mercado de trabalho após se aposentar. Ele consegue um trabalho como estagiário sênior em uma loja online de moda, chefiada por Jules Ostin (Anne Hathaway), jovem bem-sucedida, determinada e sobrecarregada.

Considerado uma comédia cativante, o filme se desenrola a partir dessa diferença intergeracional e aborda não só os desafios do mundo corporativo, mas também das relações interpessoais firmadas dentro e fora do trabalho.

Confira locais de exibição pelo estado:

Salvador
Sala de Cinema Walter da Silveira, na Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador
Horário: 13h

Barreiras
Auditório da Faculdade Dom Pedro II – Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 106 – Centro.
Horário: 13h

Simões Filho
Sede da DPE – Rua Francisco de Almeida, 42, Centro.
Horário: 9h

Fonte / Imagem: ASCOM DPE/BA

Related posts

Luta antimanicomial: após pedido da DPE/BA, STJ concede Habeas Corpus a homem que cumpriu em dobro o tempo da pena que poderia ter, caso fosse condenado

Fulvio Bahia

‘O Amor Mandou Mensagem’ leva romance para os cinemas; confira sinopse

Fulvio Bahia

Benefícios dos programas Mais Futuro e Partiu Estágio recebem reajustes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais