BrasilDrogasPolíticaSenado Federal

Debate sobre a PEC das drogas no Senado durou um minuto

Na tarde da última terça-feira (19), o Senado protagonizou um breve capítulo na discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das drogas. Surpreendentemente, o primeiro senador escalado para discursar, Fabiano Contarato (PT-ES), não compareceu à tribuna, resultando em uma “discussão” que durou pouco mais de um minuto. Sob a presidência de Rodrigo Pacheco, a primeira sessão foi encerrada rapidamente.

A PEC 45/2023, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, propõe medidas controversas. Além de tipificar como crime a posse de qualquer quantidade de droga, propõe penas alternativas à prisão e tratamento para dependentes químicos condenados. Uma questão-chave reside na decisão das autoridades sobre se o indivíduo flagrado com substâncias ilícitas será considerado traficante ou apenas usuário.

Antes de avançar para a votação em primeiro turno, a PEC enfrentará mais quatro sessões de debates. Vale ressaltar que, para ser promulgada, uma emenda à Constituição exige aprovação em dois turnos tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados, com o respaldo de ao menos três quintos dos membros de cada casa.

Fonte: Cannabis Medicinal
Foto: Divulgação

Related posts

Eleições 2024: a página do Portal do TSE que todo eleitor precisa conhecer

Fulvio Bahia

André Fraga (PV), Rita Batista e Osmar Martins serão padrinhos do Projeto “ParaPraia”

Fulvio Bahia

Cannabis em pauta no maior congresso de farmácias de manipulação do mundo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais