CarnavalJustiçaMinistério PúblicoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Decreto da PMS recomendado pelo MP regulamenta Carnaval no bairro do Santo Antônio Além do Carmo

Publicado na última segunda-feira (29), atendendo a uma recomendação do Ministério Público estadual, o decreto municipal Nº 38.141 estabelece normas durante os festejos do Carnaval para proteger o patrimônio público e evitar transtornos à população do bairro do Santo Antônio Além do Carmo. O decreto estabelece que os realizadores da festa no bairro histórico atendam as normas relacionadas ao cumprimento dos horários e trajetos definidos pelo Poder Público e aos limites sonoros previstos em lei. O Município exige ainda, em conformidade com o recomendado pelo MP, o tratamento dos resíduos sólidos, destinando a coleta às cooperativas de catadores de Salvador entre outras providências previstas no documento. A recomendação atendida é de autoria da promotora de Justiça Cristina Seixas e foi expedida no dia 7 de dezembro de 2023. 

“O decreto garante que os festejos não prejudiquem o patrimônio arquitetônico centenário que se encontra em área protegida do Centro Histórico da Cidade pelo tombamento. Nosso objetivo é evitar que, nas ruas apertadas do bairro, haja uma superpopulação, causando riscos aos imóveis e a ambiência local, podendo causar danos tanto ao patrimônio histórico-cultural quanto a saúde e a vida dos frequentadores da festa, dos comerciantes e dos moradores, pois em caso de alguma emergência durante a festa não há como resolver diante da impossibilidade de transitar com ambulâncias, carros de bombeiros, por exemplo, no bairro”, destacou Cristina Seixas. 

No decreto, o Município garante ainda a infraestrutura, os serviços públicos de apoio e a divulgação integral das informações necessárias à realização do Carnaval e outras festas de largo no bairro, bem como sobre a infraestrutura a ser disponibilizada pela iniciativa privada para a realização dos festejos. O decreto observa as limitações impostas pela legislação em vigor em relação aos horários dos eventos e aos níveis de ruído no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, evitando que os desfiles ocorram nas mesmas datas de eventos de grande adesão popular, limitando o número de participantes dos blocos, ou caso não seja possível, o número de agremiações carnavalescas que participarão dos desfiles no bairro, a fim de diminuir o número de pessoas transitando nas ruas durante as festas.

Confira o Decreto clicando aqui.

Fonte: MP/BA

Related posts

PRF flagra 32 condutores dirigindo sob o efeito de álcool durante festejos da 32ª Festa do Interior de Casa Nova (BA)

Fulvio Bahia

Acesso gratuito à água durante o Carnaval é discutido por órgãos estaduais

Fulvio Bahia

Eco Folia Solidária: foliões entendem a importância dos catadores de materiais recicláveis e dão uma mãozinha aos trabalhadores no carnaval de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais