BahiaDefensoria PúblicaJustiça

Defensores(as) elegem chapa que representará a classe no Conselho Deliberativo do FAJDPE/BA biênio 2023/2025

Novos(as) conselheiros(as) tomarão posse no dia 20 de dezembro, na sede administrativa da DPE/BA, em Salvador

A defensora pública Maria Teresa Zarif foi escolhida como nova conselheira para representar a classe defensorial durante o biênio 2023/2025, junto ao defensor Hélio Magalhães Pessoa, na suplência. A chapa vencedora recebeu 58% dos votos, realizados através do Sistema de Eleição Eletrônica da Instituição, que encerrou a votação às 14h desta quinta.

A Comissão Eleitoral apurou um total de 390 votos válidos, com apenas três em branco e 5% de abstenção da classe. Neste ano, duas chapas concorreram: a encabeçada por Maria e Hélio; e a chapa encabeçada pela defensora Cristiane Carrera Bardelli e pelo defensor Marcus Vinicius Lopes de Almeida, como titular e suplente, respectivamente.

Ampla participação

“Foi um pleito marcante, com ampla participação da carreira, o que demonstra o interesse dos colegas pela vida institucional e nos fortalece democraticamente. Espero um biênio de intenso diálogo, com uma participação construtiva na representação dos interesses da classe”, destacou a conselheira eleita, Maria Zarif, que também parabenizou os defensores(as) Cristiane e Marcus pela campanha e pelos votos.

Representando a chapa que ficou em 2º lugar, o defensor Marcus Vinícius considerou o pleito como propositivo. “Gostaria de parabenizar Dra Maria e Dr Hélio pela vitória nessas eleições, que mais uma vez fizeram com que a democracia imperasse dentro da nossa instituição, num pleito com debate de ideias. A classe escolheu aqueles que vão representá-los de forma legítima”, felicitou o defensor Marcus.

As conselheiras do biênio anterior, Bianca da Silva Alves e Nathália Castelucchi, também congratularam os participantes do pleito e desejaram sucesso aos vencedores na nova jornada de administração do FAJ.

Além da chapa eleita, compõem o FAJ para o biênio 2023/2025: a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio, que preside o Fundo; a corregedora-geral Janaína Canário; a diretora da Escola Superior da DPE/BA, Diana Furtado Caldas; e um servidor ou servidora indicado pela Associação de Classe ou pela Administração Superior da DPE/BA, a ser definido após a posse, que acontece no dia 20 de dezembro, na sede administrativa da DPE/BA, em Salvador.

O FAJ

Previsto na lei Orgânica da DPE/BA, o Fundo de Assistência Judiciária (FAJ) tem como objetivo o custeio e o desenvolvimento de programas voltados à capacitação de defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) da Instituição; além da aquisição de materiais e itens necessários ao desenvolvimento destas iniciativas.

O Conselho Deliberativo é responsável por administrar o Fundo, aprovar o plano de aplicação dos recursos e encaminhar relatórios das receitas ao Conselho Superior da DPE/BA, entre outros. As principais fontes de receita do FAJ são as verbas de sucumbência das causas em que a Defensoria Pública do Estado da Bahia atua.

Fonte: ASCOM DP/BA
Foto: Divulgação

Related posts

Bahia alcança R$ 3,8 bilhões em investimentos públicos no primeiro semestre

Fulvio Bahia

Estado autoriza 1.000 vagas de licenças-prêmio convertida em pecúnia, destinadas aos profissionais de magistério

Fulvio Bahia

Com apoio da Sudesb, Escola de Aventura do Agreste realiza 13ª edição a partir deste final de semana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais