BahiaDefensoria PúblicaRacismoRacismo

Defensoria recomenda alteração de nome da rua Morro do Escravo Miguel, em Ondina

O intuito é eliminar qualquer ideia ou conotação racista, preconceituosa e discriminatória

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) recomendou à prefeitura de Salvador a alteração do nome da rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina. O Brasil foi um dos países que mais traficou escravizados, além de ser o último a acabar com a escravidão. Nos dias atuais, inclusive, ainda que já passados mais de um século da abolição, os resquícios desse período ainda permanecem no nosso cotidiano, como nesta placa. 

O objetivo da indicação é conscientizar a população, enaltecendo a força e resiliência dos (as) negros (as) brasileiros(as), contribuindo para que seu passado não seja resumido ao período em que foram escravizados(as). A escolha do novo nome é de responsabilidade da própria prefeitura. 

“A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo”, ressalta a defensora pública Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de equidade Racial. 

A escolha de nomes para os logradouros públicos leva em consideração a observação de alguns critérios como, por exemplo, nomes brasileiros que tenham se distinguido pela prática de atos heroicos e edificantes, nomes populares consagrados pelo uso, data de significação especial para a história, dentre outros feitos relevantes na história. 

A sugestão da Coordenação da Especializada de Direitos Humanos, em conjunto com o Núcleo de Equidade Racial,  é que para a nova designação seja considerado homenagear uma personalidade que tenha contribuído positivamente para a luta e resistência de pessoas negras no Brasil, eliminando qualquer ideal  ou conotação racista, preconceituosa e/ou discriminatória.

Fonte: DPE/BA
Foto: GoogleMaps

Related posts

Agências Internacionais comemoram Dia Mundial da Alimentação na Bahia

Fulvio Bahia

Olodum realiza aula pública de percussão neste sábado (22) em Salvador

Fulvio Bahia

Com auxílio da Defensoria, servidora baiana tem contagem da licença maternidade a partir da alta do bebê reconhecida pelo STF

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais