Assembleia Legislativa da BahiaJustiçaPolíticaSTF

Deputado Adolfo Menezes afastado da presidência da ALBA.

“Não durou uma semana a ilegalidade na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)”, afirma o deputado Hilton Coelho (PSOL) divulgando que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar à reclamação número 76061/BA apresentada pelo parlamentar. Com a decisão do ministro Gilmar Mendes, assume a presidência da Casa Legislativa a deputada Ivana Braga.

Hilton Coelho destaca que “a presidência da Mesa da ALBA é cargo de vital relevância para o funcionamento do Poder Legislativo do Estado, sendo, ainda, o segundo na linha sucessória para assunção do cargo de governador do Estado, em caso de impedimentos. É o presidente da ALBA quem promove a promulgação de emendas constitucionais e das leis não sancionadas pelo governador, São mais de 50 atribuições previstas à Mesa Diretora, com aval do presidente. Ora, tamanho poder não pode ser eternizado por uma única pessoa. A sucessão é uma necessidade básica da preservação da democracia”.

O legislador acredita que “a decisão do STF preserva a democracia e o princípio republicano na ALBA ao garantir o rodízio de poder. É uma grande conquista porque define, mais uma vez, o entendimento da Suprema Corte que admite apenas uma reeleição para o mesmo cargo em todas as Casas Parlamentares do país. A inaceitável reeleição de Adolfo Menezes caiu e venceu a democracia. É hora de comemorar e seguir em frente na luta por um Poder Legislativo autônomo e comprometido com os interesses populares”, conclui Hilton Coelho.



Fonte: Ascom dep Hilton Coelho – Psol
Foto: Vanner-Casaes-Agencia-ALBA

Related posts

Câmara dos Deputados aprova castração química para pedófilos

Fulvio Bahia

Desembargador Baltazar Miranda receberá Medalha Irmã Dulce

Fulvio Bahia

”O silêncio de ACM Neto fala mais que suas palavras” afirma Éden sobre denúncias da PF

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais