CulturaDefensoria PúblicaFestejosJustiçaViolência

Educação em direitos: Defensoria da Bahia vai fomentar combate à intolerância religiosa na Lavagem do Bonfim

Este é o 14º ano que a DPE/BA participa do festejo popular em defesa do direito constitucional à liberdade religiosa

Ao lado do povo, das manifestações populares e da liberdade religiosa, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) vai marcar presença na Lavagem do Bonfim. Uma das principais festas religiosas da Bahia e segunda maior manifestação popular do estado, perde apenas para o Carnaval de Salvador, o festejo é marcado pelo sincretismo religioso e acontece nesta quinta-feira, 11.

Durante a celebração, a DPE/BA vai promover educação em direitos e levar às ruas uma mensagem de respeito à diversidade cultural e combate à intolerância religiosa. O posicionamento institucional foi sintetizado no texto “Respeito é bom e eu gosto”, impresso na faixa que será carregada ao longo do cortejo.

A liberdade religiosa está prevista no Artigo 5º da Constituição Federal. No entanto, os casos de intolerância religiosa no país vem aumentando ano a ano. Segundo dados do portal Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram registrados 477 casos de intolerância religiosa em 2019, 353 casos em 2020 e 966 casos em 2021.

Em defesa do direito constitucional à liberdade religiosa, a Defensoria participa pela 14ª vez da Lavagem Bonfim, festa de maior sincretismo religioso do estado. A concentração das defensoras(es), servidoras(es) e estagiárias(os) que participarão do cortejo está marcada para ocorrer às 7h30, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Lavagem do Bonfim

A tradicional Lavagem do Bonfim é uma das mais importantes datas do calendário de festas populares de Salvador. Anualmente, é celebrado um culto ecumênico em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ponto inicial do cortejo, com representantes católicos, do candomblé, evangélicos, espíritas e de outras religiões.

A data é móvel, mas a festa sempre ocorre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis – 6 de janeiro.

Fonte: DPBA
Imagem: Divulgação

Related posts

Teatro Gregório de Mattos recebe espetáculo “Palafitas” neste final de semana em Salvador

Fulvio Bahia

21º Festival de Música da Educadora FM divulga as 50 músicas pré-selecionadas; confira

Fulvio Bahia

Lula assina decreto com regras de apoio ao setor cultural

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais