BahiaCapacitaçãoDefensoria PúblicaJustiça

Educação itinerante: Defensoria participa de mais uma edição do projeto capitaneado pelo TCE/BA

O curso ministrado pela DPE/BA contribui para que gestores e educadores tenham instrumentos para enfrentar o cenário nacional de ausência de educação antirracista e de violência sexual contra vulneráveis

O curso ministrado pela DPE/BA contribui para que gestores e educadores tenham instrumentos para enfrentar o cenário nacional de ausência de educação antirracista e de violência sexual contra vulneráveis.

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) marcou presença em mais uma edição do “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”. A instituição integra o conjunto de sete órgãos que abraçaram a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE/BA) e levou o minicurso “Enfrentamento ao Racismo e ao Abuso Sexual Infantil” para a cidade de Itabuna.

Ministrado pelo coordenador da 13ª Regional, Danilo Rodrigues, o curso reforça a importância da educação, desde a infância, para fortalecimento da luta antirracista e combate à violência sexual. Para isso, são utilizados como recursos o livro de minicontos “Nossa Querida Bia” e a cartilha “Eu Me Protejo”, que foram publicados pela Defensoria da Bahia.

A capacitação promovida pela DPE/BA foi destaque no pronunciamento da conselheira Carolina Matos, que coordena o projeto. Sobre o assunto, ela lembrou do “Áfibra” desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), que tem avaliado o cumprimento, por parte dos gestores municipais, do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A norma obriga o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas públicas.

A programação do projeto interinstitucional, contou ainda com outros 11 minicursos ministrados pelas demais instituições parceiras. Além da DPE/BA, participam o TCM/BA, o Tribunal de Justiça (TJ/BA), o Ministério Público (MPE), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A segunda edição do projeto “Educação é da Nossa Conta- Na Estrada” aconteceu no último dia 14 de dezembro, em Itabuna, e contou com a participação do coordenador das Defensorias Regionais, Walter Fonseca, e a coordenadora da 4ª Regional, Aline Brito.

Fonte / Foto: ASCOM DP/BA

Related posts

Geração de emprego na Bahia aumenta mais de 27% no acumulado dos últimos 12 meses

Fulvio Bahia

No Mês das Crianças, Dercca oferece programação para pais sobre os perigos da internet

Fulvio Bahia

Semob encerra período de vistoria de veículos de transporte escolar neste sábado (18)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais