BahiaDefensoria PúblicaJustiçaMulher

Em posse festiva, Camila Canário reafirma compromisso de uma Defensoria da Bahia mais eficiente, moderna e transparente

Sétima mulher à frente da Defensoria, promete uma gestão marcada pela transparência, modernidade e eficiência

Foi ao som de “Dona de Mim”, hino de empoderamento feminino, que Camila Canário fez sua entrada no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa (Alba), para a posse festiva no cargo de defensora pública geral da Bahia. Junto com Monica Soares e Laíssa Rocha, ela assume a chefia da DPE/BA), no biênio 2025-2027, para executar o projeto coletivo de tornar a instituição mais moderna, transparente e eficiente. O evento realizado nesta quarta-feira, 20, foi prestigiado por autoridades do Sistema de Justiça e dos poderes Executivo, Legislativo do estado e dos municípios.

Com quase 20 anos de carreira, Camila Canário é a sétima mulher a assumir o cargo mais alto na hierarquia da Defensoria. Em sua trajetória dentro da instituição, ela já foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA, diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso e corregedora auxiliar.

Durante o evento, a defensora-geral da Bahia reafirmou o compromisso em transformar a DPE/BA em uma instituição mais transparente, eficiente e inovadora. Ela destacou ainda a importância da expansão dos serviços e da extrajudicialidade. “Está em nossas prioridades fazer com que nós possamos trilhar melhores caminhos da extrajudicialidade e mostrar que a Defensoria pode ser um excelente filtro do Sistema de Justiça. Para isso, apostamos na inovação, transparência e modernidade para defesa do público vulnerabilizado”, afirmou Camila Canário.

Nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues em fevereiro, Camila foi uma das três mais votadas na eleição interna da DPE/BA para compor a lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo. A atual defensora-geral fez uma campanha vitoriosa em conjunto com as outras duas integrantes da lista – Mônica Soares e Laíssa Rocha –, que assumiram o posto de subdefensora-geral e de coordenadora executiva das Especializadas da DPE/BA, respectivamente.

À frente da Defensoria da Bahia desde o início de março, quando foi realizada a transmissão de cargo, Camila Canário já implementou as primeiras ações do projeto de gestão apresentado aos colegas na disputa interna. A instituição conta agora com uma Coordenação Estratégica para ampliar e uniformizar a atuação, Coordenação de Tecnologia e Inovação e um grupo de defensoras(es) já testam o uso de uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar no entendimento e resolução de casos jurídicos.

Mini biografia institucional

Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública na Bahia desde 2007. Atual defensora pública-geral (2025-2027), é titular na área de Auditoria Militar, onde, desde 2019, atua em defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Também já integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e atuou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.

Em sua trajetória na instituição, foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023-2025), diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013-2015) e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso (2010-2011) e corregedora auxiliar (2018).

Na área acadêmica, é mestra em Segurança Pública e especialista em Processo Civil (UFBA), Direito Público (Faculdade Baiana de Direito) e Direito aplicado à Defensoria (UNIFACS), além de ter extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em Finanças Corporativas pela Exame Inc.

Camila também é coautora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e cofundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (Amdefa). Integra, ainda, a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

Fonte / Foto: Ascom DPE/BA

Related posts

Dupla investigada por homicídio tem mandado cumprido em Jacobina

Fulvio Bahia

Documentário “As Marisqueiras de Plataforma” estreia neste sábado, no YouTube

Fulvio Bahia

Marta afirma que o Brasil lutará com a Jamaica pela vaga nas oitavas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais