Defensoria PúblicaEducaçãoJustiçaRacismoViolência

Infância Sem Racismo – Defensoria reúne escolas da rede privada de Salvador para discutir educação antirracista

O evento visa auxiliar as instituições na elaboração de plano pedagógico para a promoção de uma educação pautada na equidade racial, conforme recomendação feita pela DPE/BA

A aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre sobre o ensino das histórias e culturas afro-brasileira e dos povos indígenas, será tema de uma roda de conversa promovida pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA). O evento reúne profissionais da rede privada de ensino de Salvador e órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente para reverter a ausência de ações continuadas por uma educação pautada na equidade racial.

A roda de conversa será feita no formato híbrido, na terça-feira (26), às 14h, no Auditório da Escola Superior da DPE/BA. As participações virtuais poderão ser feitas através do link disponível aqui. O evento é uma ação complementar à nota recomendatória emitida no último dia 18 de março. O documento cobra das instituições privadas de ensino a elaboração de um plano político pedagógico em conformidade com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

De acordo com um levantamento nacional da Plano CDE, liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, em 69% das instituições de ensino, as ações de valorização da história e cultura negras acontecem apenas no mês de novembro, durante o mês ou semana do Dia da Consciência Negra. O estudo foi centrado na aplicação da Lei 10.639/2003 e analisou dados de 1.187 secretarias municipais de educação.

A ausência de uma atuação antirracista permanente nas instituições de ensino resulta em episódios de violência racial que, muitas vezes, requerem a intervenção da Defensoria Pública. Muitos dos casos que chegam à DPE/BA acontecem na rede privada de ensino. Por isso, a recomendação para elaboração de plano político pedagógico antirracista e a roda de conversa, inicialmente, estão restritas a este segmento.

Para conduzir o debate e refletir formas de aplicação das leis, a Defensoria convidou a coordenadora do Núcleo de Políticas das Relações Étnico-Raciais da Secretaria da Educação de Salvador, Eliane Boa Morte; a coordenadora do Escritório da UNICEF em Salvador, Helena Oliveira Silva; a defensora pública e co-idealizadora do Selo Escola Antirracista, Laissa Rocha; e a professora vencedora do Selo Professor Antirracista, Maria Glacia Bastos.

SERVIÇO

O QUE: Roda de Conversa sobre aplicação das leis 10.639/2023 e 11.645/2008
QUANDO: 26 de março, 14h
ONDE: Auditório da Esdep – Rua Pedro Lessa, 123, Canela

Fonte / Card: DPE/BA

Related posts

PRF apreende carga de celulares e iPads de última geração em trecho da BR 116

Fulvio Bahia

Orçamento participativo da DPE/BA indica a proteção a minorias como prioridade para 2024

Fulvio Bahia

PRF prende dois homens flagrados furtando trilhos de trem em Juazeiro (BA)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais