JustiçaMinistério PúblicoMunicípios

Justiça determina demolição de construção ilegal às margens do Rio Jiquiriçá, a pedido do MP

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou na última quarta-feira (02), a demolição de uma construção ilegal às margens dos Rio Jiquiriçá e próximo à Cachoeira dos Prazeres, um dos principais pontos turísticos do Vale do Jiquiriçá, no prazo de 15 dias. Além disso, a Justiça determinou que o acionado responsável pelo dano ambiental apresente, no prazo de 60 dias, um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prada). 

Segundo o promotor de Justiça Julimar Barreto, autor da ação, o MP instaurou em 2017 um inquérito civil para investigar suposto dano ambiental causado pela supressão de vegetação nativa, além de mata ciliar, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, praticado por Severino Alves de Oliveira às margens do Rio Jiquiriçá.

“Após a Notificação de Infração Ambiental, o acionado foi ouvido em audiência extrajudicial ocorrida em fevereiro de 2017, oportunidade em que este confessou a prática delituosa, atribuindo a outra pessoa a permissão para realizar o desmatamento da área recém adquirida, o qual negou as alegações indicando, ainda, que não havia qualquer autorização para o acionado promover o desmatamento”, afirmou o promotor de Justiça.

Ele complementou que o MP recebeu nova representação em 2022 de que o acionado continuava a construir em Área de Preservação Permanente (APP), o que foi confirmado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em relatório de fiscalização emitido em janeiro deste ano. No entanto, de acordo com Julimar Barreto, Severino Alves não apresentou o Prada com o devido cronograma de ações para recuperação da área de preservação ambiental.

Fonte: ASCOM MPBA | Foto: Reprodução Redes Sociais

Related posts

Substituição de implante decorrente de câncer de mama agora é garantida por lei

Fulvio Bahia

MP recomenda medidas para evitar casos de violência obstétrica no Hospital Regional de Irecê

Fulvio Bahia

MP requer cumprimento de decisão para Município de Brumado regularizar o atendimento de crianças e adolescentes autistas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais