BahiaConcursoJustiçaMinistério Público

Ministério Público da Bahia: Acordo judicial anula provas e elimina candidatos irregulares do concurso de professores da Uneb

O acordo foi firmado dentro do processo da ação civil pública ajuizada pelo MP, no qual foi pedida a suspensão liminar do certame.

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita Tourinho, firmou na última quarta-feira (31), acordo judicial com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que prevê a aplicação de medidas contra fraudes identificadas no concurso para vagas de professores auxiliar nível A, realizado em junho de 2022 e suspenso pela Justiça a pedido do MP em agosto do ano passado.

O acordo foi firmado dentro do processo da ação civil pública ajuizada pelo MP, no qual foi pedida a suspensão liminar do certame. Segundo o documento, a Uneb se comprometeu a anular as provas que trouxeram identificação pessoal por sinalização dos candidatos por nome ou rubrica nas folhas de respostas e eliminar os candidatos nelas identificados. O acordo prevê ainda prazo de 90 dias para realização de novo processo seletivo quanto às especialidades que tiveram as provas anuladas.

O acordo judicial estabelece também cláusulas que visam evitar fraude para futuros concursos da Universidade. A Uneb se comprometeu a estabelecer que a fase de provas de títulos conste como última etapa dos próximos processos seletivos e avaliar separadamente a fase de apresentação de memoriais e aulas públicas, com divulgação das notas individualizadas.

A instituição de ensino se comprometeu ainda a estabelecer políticas internas para a criação de plataformas tecnológicas de comunicação entre a organizadora dos processos seletivos e concursais e os candidatos, visando a disponibilização do Barema de Avaliação e Espelho de Prova; e deverá encaminhar à primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, Intolerância Religiosa, Defesa dos Quilombolas e Cotas Raciais as informações referentes ao procedimento de heteroidentificação fenotípica, para adoção de providências cabíveis a cada caso.

Fonte: ASCOM MPBA

Related posts

Vacinação bivalente já imunizou meio milhão de pessoas contra a Covid-19 em Salvador

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: Prefeita se reuniu com desembargadora do TJBA e reforçou necessidade de instalação da 2ª Vara de Violência Contra a Mulher

Fulvio Bahia

Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado nesta quarta-feira (10)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais