Ação SocialDefensoria PúblicaJustiçaMunicípios

Novo mutirão no sistema prisional acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, em Lauro de Freitas

Projeto chega à 12ª edição e deve atender 393 internos, no conjunto penal do município

Mais uma edição do mutirão da Defensoria no Sistema Prisional se aproxima e vai levar atendimento jurídico aos internos do conjunto penal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. A ação acontece de 4 a 7 de dezembro, das 9h às 16h, e deve beneficiar 393 presos, condenados no regime semiaberto.

O objetivo da iniciativa é conferir a situação legal-penal dos apenados, a fim de coibir ilegalidades, injustiças e verificar, in loco, as condições e procedimentos adotados no trato aos presos e familiares. “Nosso trabalho é garantir que o interno tenha seus direitos assegurados”, comentou a coordenadora da Especializada de Criminal e Execuções Penais, Larissa Guanaes.

A também coordenadora, Alexandra Soares, afirma que as políticas prisionais não podem perder de vista a ressocialização e que os detentos devem ser olhados com foco em sua reinserção na sociedade. Ela explica ainda que o atendimento, que é individual, inclui a escuta do preso sobre as instalações prisionais. “Aproveitamos a oportunidade para tomar conhecimento sobre o que ocorre na unidade e possibilitamos diálogos e providências”, afirmou.

O projeto consiste em uma série de mutirões de cidadania, nos quais defensores públicos e servidores da DPE/BA se deslocam até unidades de privação de liberdade, geralmente por uma semana inteira, com intuito de proporcionar atendimento jurídico aos (as) custodiados (as). A iniciativa é uma parceria entre a Especializada de Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica (NAE).

Este ano, o mutirão passou por Salvador, no Conjunto Penal Feminino (março) e Cadeia Pública (setembro e novembro), Eunápolis (abril), Itabuna (maio), Valença (junho), Teixeira de Freitas (julho), Barreiras (agosto), Feira de Santana (outubro) e no Conjunto Penal de Serrinha (outubro). Nessas expedições, a Defensoria Pública atendeu mais de 2.700 detentos(as).

SERVIÇO

O QUÊ: Dignidade e Justiça no Sistema Prisional – atendimento jurídico a presos provisórios

QUANDO: 4 a 7 de dezembro, das 9h às 16h

ONDE: Conjunto Penal de Lauro de Freitas

Fonte: ASCOM DP/BA
Foto: Divulgação DP

Related posts

Corra pro Abraço certifica participantes do curso de Estética Afro

Fulvio Bahia

Governo Federal prepara plano para população em situação de rua

Fulvio Bahia

Lancha afunda momentos antes de atracar em Valença; assista aos vídeos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais