BahiaDefensoria PúblicaJustiçaServiços

Ouvidoria Cidadã da DPE é reinaugurada após reforma

A cerimônia ocorreu na sede da estrutura, no bairro do Canela

Na última terça-feira (06), a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) realizou a solenidade de descerramento da placa referente à entrega da reforma e reestruturação da Ouvidoria Cidadã. A cerimônia simboliza a nova fase do espaço, que tem um papel essencial na democratização do Sistema de Justiça, fortalecendo o diálogo entre a população e a instituição, além de aproximar a DPE das demandas e preocupações coletivas.

O evento reuniu representantes da Defensoria, integrantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias e cidadãs(os) atendidos pela instituição. Para a defensora pública geral Camila Canário, o espaço reformado representa mais do que uma melhoria estrutural. “A existência da Ouvidoria não pode ser meramente simbólica, ela deve ter uma presença real, um fortalecimento constante e deve ser acessível ao maior número de pessoas, porque, onde a ouvidoria está, a Defensoria Pública também poderá se fortalecer”, destacou.

A Ouvidoria Cidadã da DPE/BA atua como representante da sociedade civil na estrutura da instituição, e a ouvidora-geral em exercício, Rutian Pataxó, ressaltou a importância da estrutura. “A Defensoria Pública é o único órgão do sistema de justiça que tem uma ouvidoria externa. A Ouvidoria é composta pela sociedade civil. É muito importante que a ouvidoria seja comandada pela sociedade civil, que tem seus medos e anseios e pode, sim, mediar e buscar a resolução de conflitos com a Defensoria”, afirmou.

De acordo com a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep), Bethânia Ferreira, a Ouvidoria tem um papel fundamental na escuta ativa da população e na garantia de direitos fundamentais. O espaço físico é só um local, um espaço onde na verdade a gente tem que acolher e atender pessoas. Que a ouvidoria abarque cada dia mais, agregue cada dia mais grupos vulnerabilizados de diferentes origens dentro da Defensoria Pública”, destacou.

A cerimônia contou ainda com a presença da ouvidora do Ministério Público da Bahia, procuradora de justiça Elna Leite Ávila; do desembargador eleitoral Pedro Godinho; padre Lázaro Muniz, entre outras autoridades.

Fonte: Ascom DPE/BA
Foto: Mateus Bonfim

Related posts

Ibametro inicia verificação de taxímetros nesta segunda (9)

Fulvio Bahia

Blogueiro Ramhon Dias tem prisão decretada pela Justiça, por suspeita de organização criminosa

Fulvio Bahia

SEC e a chinesa Huawei avançam na parceria para implantação de sala de aula 100% tecnológica na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais