Documento que orienta a comunicação estratégica nas Instituições foi construído durante Seminário Nacional de Comunicação, realizado em Salvador, com contribuições de 21 Defensorias brasileiras
Foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (22) a Política Nacional de Comunicação da Defensoria Pública, que visa promover o fortalecimento da Instituição e difundir entre a população brasileira o modelo público de acesso à justiça. Direcionado para membros(as) e integrantes da Instituição, além de usuários(as) dos serviços e à sociedade em geral, o documento foi aprovado na 88ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), realizada no Rio de Janeiro com a presença de representantes de todos os estados e do Distrito Federal.
O documento foi apresentado por integrantes da Comissão de Comunicação do Condege – as jornalistas e gestoras de comunicação Débora Diniz (DPE/RJ); Bianca Felippsen (DP/CE); e Tatiane Pimentel (DPE/GO); além do coordenador da comissão, Marcus Alves, subdefensor-geral do Rio Grande do Norte.
Para a secretária de Comunicação da DP/CE, Bianca Felippsen, é motivo de celebração a implantação da primeira Política Nacional de Comunicação da Defensoria Pública.
“É um marco essencial para orientar uma comunicação estratégica e dar unicidade ao nosso trabalho. Essa Política visa promover o alinhamento e a unidade em nossas ações, além de fortalecer a transparência e integrar os esforços para consolidar a imagem da Defensoria Pública como o modelo público constitucional para a garantia de direitos”, destacou a gestora de comunicação.
Bianca Felippsen ressaltou ainda que a implantação da Política também reflete o reconhecimento dos membros do Condege sobre a importância da comunicação pública para ampliar o alcance da Defensoria, especialmente junto às populações mais vulneráveis.
Seminário Nacional de Comunicação
A Política Nacional de Comunicação foi criada no dia 12 de abril durante o Seminário Nacional de Comunicação e Defensoria Pública realizado em abril de 2024 pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), em Salvador. Na ocasião, foi dedicada uma agenda específica para estruturação do documento com contribuições de Assessorias, Diretorias e Secretarias especializadas de 21 estados do país, presentes no seminário.
Para o jornalista e coordenador de comunicação da Defensoria Pública da Bahia, Arthur Franco, o seminário realizado na Bahia foi o ponto de partida para que as assessorias de comunicação das Instituições pudessem debater as melhores práticas, trocar experiências e alinhar nossas estratégias de comunicação aos desafios contemporâneos.
“O resultado desse esforço é um plano robusto, que reflete as necessidades e expectativas de nossas diversas frentes de atuação e que vai nos permitir comunicar de forma mais eficaz o trabalho essencial que a Defensoria realiza em defesa dos direitos dos cidadãos, assim como direcionamento estratégico e institucional”, avaliou o coordenador e jornalista da Assessoria de Comunicação da DPE/BA, Arthur Franco.
88ª Reunião Ordinária do Condege
A defensora-geral Firmiane Venâncio esteve presente na 88ª Reunião Ordinária do Condege, que aprovou a nova Política de Comunicação e discutiu, entre outros temas, o uso de inteligência artificial no dia a dia da instituição.
Fonte / Foto: ASCOM DPE/BA