Ação SocialDefensoria PúblicaJustiçaReligiosidade

Respeito é bom: Defensoria leva mensagem de tolerância à Lavagem do Bonfim

É a 14ª vez que a instituição comparece à manifestação popular, despertando todos(as) para a prática da tolerância, do respeito e da liberdade de culto

“Respeito é bom e eu gosto”. Na Bahia, quem nunca ouviu esta frase de alguém que foi ofendido ou constrangido com uma situação inconveniente? Pois é! Baiano(a) não aceita menos que a tolerância.

Para incentivar esta resistência, a Defensoria da Bahia reuniu parte do seu corpo funcional para caminhar junto na Lavagem do Bonfim e conclamar a sociedade à prática do respeito a todas as religiões, credos e cosmovisões, nesta quinta-feira (11).

A jornada até a Basílica começou com o habitual culto ecumênico na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, que contou com a ampla presença de autoridades públicas, como a defensora pública geral (DPG) em exercício, Soraia Ramos; o governador, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; secretariado executivo; parlamentares e representantes do sistema de justiça. 

“Já é tradição a participação no cortejo e nada melhor que uma festa popular, com uma amplitude como esta, para apresentar a nossa campanha, mostrando que é preciso respeitar todas as pessoas e que a Defensoria está aqui para quem tiver seus direitos violados”, reforçou Soraia. De acordo com a defensora-geral, é uma excelente oportunidade de divulgar para potenciais usuários(as) dos serviços da Defensoria e para a sociedade que existe uma instituição que garante cidadania e direitos às pessoas mais vulneráveis.

Vestida de branco, a equipe da Defensoria seguiu animada para a Basílica com a faixa ‘Respeito é bom e eu gosto’: uma pequena prévia da campanha que está sendo desenvolvida pela instituição para o carnaval

Em 2024, segundo ano da Lavagem pós-pandemia, a festividade levou milhões de pessoas às ruas e celebrou os 270 anos de construção da Basílica do Senhor do Bonfim, destino da caminhada de seis quilômetros, regada de paz, alegria, fé e devoção. Erguido em 1754, o templo tornou-se um dos símbolos de Salvador.

“Dia de celebrar a graça divina da justiça e da concórdia, como nos lembra Senhor do Bonfim ou Oxalá. Justiça e respeito são parte da missão da Defensoria Pública, então, é um lugar que a instituição, o sagrado, e a luta por direitos se encontram”, destacou a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes.

Já o servidor Jaguaraci Conceição (Jaguar), um dos mais animados no cortejo, e que sempre está colado com a DPE nas participações institucionais na Lavagem, exclamou: “Esperamos paz, sossego, amor, e mais aproximação entre as pessoas. Essa passeata é um tapete branco para a gente. E viva o Senhor do Bonfim!”. Dançando, com molejo e ginga, ele ajudou a carregar a faixa até a Basílica.

Misturada com devotos(as), foliões(ãs) e ambulantes, a DPE deu o verbo: estamos próximos e à disposição!

O cortejo institucional contou com a presença de diversos membros da DPE/BA e representantes da Associação de Defensores Públicos da Bahia- ADEP, como a presidente Tereza Cristina Almeida. Também compuseram o bloquinho servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) e simpatizantes da DPE/BA, que seguiram animadamente até a Colina Sagrada confraternizando e levando ideais de conciliação.

Fonte / Fotos: ASCOM DP/BA

Related posts

PRF flagra transporte ilegal de aves silvestres em duas ocorrências consecutivas em Vitória da Conquista

Fulvio Bahia

Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Secretaria Municipal de Saúde ofertou mais de 800 Atendimentos de Saúde durante o Dia “D” do Projeto Prefeitura em Ação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais